Início do conteúdo

Cooperativa-escola


A Cooperativa-escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ltda. – Campus Sertão (COOPERA) foi fundada em 2010 em substituição à Cooperativa-escola dos Estudantes da Escola Agrotécnica Federal de Sertão (COOPEAFS), constituída em 1973.

Conforme Art. 2º de seu Estatuto, a COOPERA tem por “objetivo a educação para a cooperação e a defesa socioeconômica dos seus associados, tratando de seus interesses junto a terceiros, sem qualquer objetivo de lucro”.

Anualmente são realizas eleições para Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Ao Conselho de Administração compete a responsabilidade e a decisão sobre os assuntos de ordem econômica e social da COOPERA, sendo composto por dez cooperados: Diretor-presidente, Vice-presidente, Secretário-geral, Diretor de Cultura e Meio-ambiente, Diretor Administrativo e Financeiro, Diretor de Eventos e Divulgação, Diretor de Comunicação e três suplentes. E, ao Conselho Fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes, compete a fiscalização das ações do Conselho de Administração (Estatuto da COOPERA).

Ainda, de acordo com as disposições da Portaria MEC nº 4.033/2005, a Cooperativa-escola possui um docente efetivo do Campus, designado pela Direção-geral, responsável pelo apoio pedagógico nas atividades operacionais da COOPERA.

Atualmente, as atividades da COOPERA visam suprir necessidades que o Campus não gerencia, como serviços de reprografia, lancheria e auxílio aos associados na compra de materiais didáticos. As sobras financeiras são destinadas ao apoio de eventos educacionais, como semanas acadêmicas, e à editais de projetos pedagógicos, destinados ao fomento financeiro de projetos elaborados e geridos por associados.

A COOPERA possui um espaço projetado para atender a comunidade escolar. Com capacidade para 50 pessoas, o ambiente conta com cozinha e lancheria amplos, sala de reprografia e encadernações, sala de reunião, escritório administrativo e banheiros.

Presente no IFRS – Campus Sertão a mais de 45 anos, a Cooperativa-escola é um local de encontro, música, jogos e apresentações artísticas, tornando-se um ponto de referência para a comunidade acadêmica.

O horário de atendimento da COOPERA abrange os três turnos de segunda a sexta-feira e os sábados letivos.

 

Últimas Gestões: 

 

Legislação:

 

Notícias 2019: 

 

Notícias 2020: 

 

Fotos:

 

 

Última atualização em 13/03/2020

Fim do conteúdo