50 anos da Cooperativa-escola

Na última segunda-feira, 17 de outubro de 2022, a Cooperativa-escola do Campus comemorou 50 anos de história.

Para celebrar a data, na tarde de 17/10/2022, ocorreu um ato oficial, no Auditório Central do Campus, aberto a toda a comunidade acadêmica, que contou com as falas do Diretor-Geral do Campus Sertão, professor Odair José Spenthof, do Orientador da COOPERA, professor Sergiomar Theisen, da Diretora de Ensino, professora Alexandra Ferronato Beatrice, da Amiga da COOPERA, Técnica Administrativa Marindia Zeni, e do Presidente da COOPERA, acadêmico de Zootecnia João Vitor Nunes Padilha. Na oportunidade, a COOPERA doou ao Setor de Esporte e Lazer (SEL) 12 refletores a serem instalados no campo de futebol 7 e na quadra de areia do Campus.

Ainda, na noite de 18/10/2022 as comemorações ocorreram na sede da COOPERA, com cachorro quente, karaokê e sorteio de brindes, objetivando a integração da comunidade acadêmica.

Breve histórico da Cooperativa-escola: Fundada em 17 de outubro de 1972, como Cooperativa Escolar do Colégio Agrícola de Sertão (CECAS), teve como sócios-fundadores os alunos do curso técnico agrícola, sendo que cada um colaborou com 50 cruzeiros para sua fundação. Compuseram sua primeira gestão Valmir Riva como presidente, Derli Alceu Demartini como Tesoureiro e Ademar Leite da Silva como Secretário. No decorrer de sua história a Cooperativa-escola passou por algumas mudanças de nomenclatura, até chegar a atual Cooperativa-escola dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ltda. – Campus Sertão (COOPERA), fundada em 2010 em substituição à Cooperativa-escola dos Estudantes da Escola Agrotécnica Federal de Sertão (COOPEAFS).