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Evolução do regramento das atividades pedagógicas no IFRS diante da Covid-19


Acompanhe abaixo a linha do tempo resumindo o processo de busca por solução para a retomada das atividades letivas no Campus Canoas do IFRS diante da Covid-19.

Entenda a evolução dos trabalhos desde a suspensão do Calendário Acadêmico, em 13 de março de 2020, até as atuais Atividades Acadêmicas Não Presenciais (APNPs).

 

11/03/2020 (quarta-feira)

 

Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 é composto na Reitoria, em Bento Gonçalves, e os campi passam a mobilizar equipes para criação de grupos de trabalho locais. Medidas de prevenção são iniciadas e álcool em gel passa a ser distribuído.

13/03/2020 (sexta-feira)

 

As atividades presenciais são suspensas até 20 de março, de forma preventiva. A decisão de suspender as aulas e estabelecer o trabalho remoto para servidores é oficializada por meio da Portaria nº 281.

17/03/2020 (terça-feira)

 

Período de suspensão das aulas e manutenção do trabalho remoto de servidores é ampliado até 18 de abril, conforme Portaria 286/2020.
A decisão foi tomada após dois dias de reuniões do Colégio de dirigentes. Na ocasião também é lançada nota pública explicando medidas tomadas e planejamento.

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18/03/2020 (quarta-feira)

 

A Pró-reitoria de Ensino publica esclarecimentos a respeito da manutenção do pagamento de bolsas e explica por que não estão previstas aulas online.

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24/03/2020 (terça-feira)


Lançada página especial no Portal IFRS para reunir ações, comunicados, informações e documentos sobre o enfrentamento e posicionamento da instituição diante da pandemia Covid-19.

27/03/2020 (sexta-feira)

 

Campus Canoas cria espaço para divulgação de atividades remotas sendo realizadas durante o período de trabalho não presencial dos servidores e de suspensão do Calendário Acadêmico.

1º/04/2020 (quarta-feira)

 

Governo Federal publica Medida Provisória 934/2020 e flexibiliza o número de dias letivos preservando a carga horária dos componentes curriculares.

Esta MP é, em 18 de agosto, substituída pela Lei 14.040, que passa a estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública no país.

03/04/2020 (sexta-feira)

 

Publicada pelo Ministério da Educação (MEC) a Portaria 376. O documento dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio durante a situação de pandemia de Covid-19 e autoriza a suspensão das atividades letivas pelo prazo de até 60 dias.

15/04/2020 (quarta-feira)

 

Suspensão das aulas é estendida até 3 de junho. A decisão foi tomada em reunião online do Colégio de Dirigentes. Na ocasião também é publicada a Portaria 309/2020 que, além de deliberar pela prorrogação, regulamenta os serviços não presenciais durante a quarentena.

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28/04/2020 (terça-feira)

 

Reitoria publica diagnóstico de condições que identifica questões como acesso a computador e internet, qualidade da conectividade à internet, conhecimentos sobre ferramentas digitais de educação a distância, acesso a local adequado de trabalho e estudo em suas residências, capacidade de conciliar trabalho e estudos com atividades domésticas e cuidados de familiares, entre outros. A pesquisa foi respondida por 8.415 estudantes e 1.323 servidores.

No mesmo dia, o Conselho Superior, em reunião extraordinária, delibera de forma unânime pela não utilização de ensino a distância no período de suspensão das atividades presenciais. A decisão é documentada por meio da Resolução Nº 08.

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22/05/2020 (sexta-feira)

Mesmo sem horizonte definido, Comitê Retorno Seguro publica ações que estão sendo realizadas e outras que passam a ser pensadas e preparadas para uma possível volta das atividades presenciais.

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23/06/2020 (terça-feira)

 

Atividades presenciais são suspensas por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na terceira reunião extraordinária do Consup no ano. A respeito da possibilidade de atividades letivas não presenciais, ficou determinado que cada campus, regidos pelos seus respectivos GTs Retomada do Calendário Acadêmico terá 15 dias para debater e apresentar proposta ao GT Retomada do Calendário Acadêmico Central, capitaneado pela Pró-reitoria de Ensino.
Em seguida, o GT Central, composto também por representantes de cada campus, irá compilar e organizar o material, com prazo de mais 15 dias. O resultado desse trabalho será apresentado para apreciação em nova reunião do Consup.
Enquanto isso, o Calendário Acadêmico segue suspenso.

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24/06/2020 (quarta-feira)

 

O GT Retomada do Calendário Acadêmico do Campus Canoas passa reunir servidores e estudantes para criar um documento com propostas e soluções que consideram viáveis para a reativação do Calendário. Em conjunto com as considerações dos outros 16 campi, o apontamento norteará a elaboração da normativa que regulamentará as possíveis atividades não-presenciais em todo o IFRS.

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29/06/2020 (segunda-feira)

 

O Campus Canoas divulga resultado preliminar do levantamento elaborado pelo GT Retomada do Calendário Acadêmico local.
De acordo com a pesquisa feita por e-mail e telefone com estudantes do Campus Canoas, 97,7% dos alunos possuem acesso à internet em casa. Destes, 79,1 acessam o serviço de forma ilimitada. Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 76,8% declaram que têm local adequado para estudar em casa. Quando perguntados se “o IFRS deve retomar as aulas de modo 100% remoto”, 66,1% (587 estudantes) responderam que sim, enquanto 33,9% (301) responderam não.

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30/06/2020 (terça-feira)

 

Reuniões entre participantes de áreas, de núcleos e de setores iniciam discussões baseadas em um conjunto pré-definido de questões que abrangem desde considerações pedagógicas a respeito do aproveitamento do ensino remoto.
O debate passa por soluções para disciplinas que necessitam de aulas práticas chegando até a ponderações sobre avaliações e registro de presença e carga horária, além do suporte para os estudantes com dificuldade de acesso à tecnologia necessária.

1º/07/2020 (quarta-feira)

 

Reunião com estudantes e servidores discute parâmetros para compor a minuta do Campus Canoas que será encaminhada ao GT Retomada do Calendário Acadêmico Central para normativas de uma possível implantação de atividades pedagógicas não presenciais no IFRS.

06/07/2020 (segunda-feira)

 

Assembleia Geral reúne de forma online estudantes e servidores. De forma ampla e democrática e com direito a fala de representantes de turma e de setores, fica definida a minuta a ser encaminhada para a Reitoria como sugestão de regulamentação de possíveis atividades pedagógicas não presenciais.

08/07/2020 (quarta-feira)

 

Campus Canoas encaminha minuta com considerações sobre a viabilidade de atividades não presenciais no IFRS. Cumprindo a orientação acordada em reunião do Consup, a minuta para futura normativa foi enviada ao GT Retomada do Calendário Acadêmico central com considerações locais.

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10/07/2020 (sexta-feira)

 

GT Retomada do Calendário Acadêmico central debruça-se sobre as propostas encaminhadas pelos 17 campi para compor documento preliminar para regulamentação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no IFRS.

24/07/2020 (sexta-feira)

 

Proposta de regulamentação sobre APNP, finalizada pelo GT Retomada do Calendário Acadêmico central, é encaminhada para parecer de duas comissões do Conselho Superior: Comissão de Legislação, Normas, Regimentos, Redação e Recursos e Comissão de Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Títulos.
Os conselheiros e as comissões devem emitir pareceres a serem apresentados e debatidos a quarta reunião extraordinária do Consup no ano, marcada dia 6 de agosto.

06/08/2020 (quinta-feira)

 

Após pedido de vistas em reunião do Consup, proposta de regulamento para atividades não presenciais será debatido somente na próxima reunião. Novo encontro deve ocorrer de forma extraordinária em aproximadamente uma semana.

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12/08/2020 (quarta-feira)

 

Reunião do Consup atinge o tempo máximo de cinco horas e discussão do regulamento deve ser encerrada somente em uma próxima reunião extraordinária na próxima semana. Várias contribuições de conselheiros não foram votadas.
No próximo encontro seguem sendo analisados pontos divergentes apresentados pelos conselheiros na proposta original do regulamento – os chamados destaques.

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18/08/2020 (terça-feira)

 

Governo Federal publica Lei 14.040, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública no país.

21/08/2020 (sexta-feira)

 

Consup conclui a análise dos pontos divergentes com votação de todos os destaques e define que as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) devem se iniciar em 14 de setembro.
Os conteúdos a serem trabalhados online passam a ser documentados pelos professores com componentes curriculares de cada disciplina. A adesão às atividades é optativa para os estudantes. O Calendário Acadêmico segue suspenso.

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A Pró-reitoria de Ensino (Proen) passa a preparar, em conjunto com representantes dos campi, uma espécie de manual didático com orientações para estudantes e professores. O material, assim como o documento final do regimento e alguns manuais já prontos deve ser publicados a partir da próxima segunda-feira em espaço especial no Portal do IFRS.

24/08/2020 (segunda-feira)

 

Publicado, por meio da Resolução Nº 38, o regulamento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.
As aulas online devem se iniciar em 14 de setembro e o Calendário Acadêmico seguirá suspenso.

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28/08/2020 (sexta-feira)

 

Publicada cartilha explicativa sobre a Resolução 38. No material, o regramento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) é apresentado de forma didática.

31/08/2020 (segunda-feira)

 

Lançado espaços Especial APNPs no Portal do IFRS e nos sities dos 17 campi. Eles foram criados para reunir todas as principais informações de modo que o estudante consiga acessar tudo de um só lugar.

» Confira o Especial APNPs Campus Canoas

 03/09/2020 (quinta-feira)

 

Abertas as inscrições para APNPs no Campus Canoas. De acordo com o Edital 14/2020, as inscrições se encerram em uma semana, no dia 10, e as atividades se inicial, exclusivamente de modo remoto, na segunda-feira, dia 14 de setembro.

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04/09/2020 (sexta-feira)

 

Abertas inscrições para Auxílio Inclusão digital para estudantes poderem acompanhar as APNPs. O IFRS se propõe a fornecer chips ou auxílio financeiro para quem não tem acesso à internet e/ou empréstimo de tablets para quem não tem equipamento.

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14/09/2020 (segunda-feira)

 

Começam as aulas de forma remota no Campus Canoas, as chamadas APNPs.

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Publicado resultado do Auxílio Inclusão Digital, o Edital 42/2020, que fornece tablets e internet para estudantes inscritos nas APNPs e que não possuem acesso a equipamento ou sinal digital para acompanhar as aulas.

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17/09/2020 (quinta-feira)

Adiado para fevereiro ou março de 2021 o Processo Seletivo para ingresso de novos estudantes no IFRS. As provas ocorrem tradicionalmente em dezembro, para o ingresso dos alunos no início do ano letivo seguinte. O processo ainda poderá ser postergado por mais tempo caso não haja condições de realização segura.

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