Início do conteúdo

Atividades Pedagógicas Não Presenciais

Atividades Pedagógicas Não-Presenciais

 

Publicado edital que garante inscrição automática aos estudantes para o 3º ciclo das APNPs

 

Abertas inscrições para segundo ciclo das atividades pedagógicas não presenciais para cursos técnicos integrados no Campus Canoas

Tablets para estudantes inscritos nas APNPs que comprovaram não ter acesso a dispositivo: retirada no campus, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Abertas inscrições para segundo ciclo das atividades pedagógicas não presenciais para cursos técnicos integrados no Campus Canoas

Estudantes do IFRS avaliam as atividades pedagógicas não presenciais

Atenção, estudante: retire seu chip de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Nova oportunidade para estudantes solicitarem auxílio inclusão digital


» Têm início as atividades pedagógicas não presenciais no Campus Canoas

O Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) começa nesta segunda-feira, 14 de setembro de 2020, a realização das Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs). Elas são ofertadas durante o período de pandemia de Covid-19 de forma optativa aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, de graduação e de pós-graduação dos 17 campi.

Para acessar as aulas, os estudantes devem logar-se no Moodle

Para preservar a saúde da comunidade acadêmica, não ocorrerá entrega de materiais físicos, como livros e apostilas nos campi. Será utilizado o Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oficial do IFRS, para a disponibilização de materiais das APNPs, juntamente com outras ferramentas educacionais digitais, essas de forma complementar (acesse aqui o Manual do Moodle para alunos).

 

Equivalência e Calendário Acadêmico

As APNPs são equivalentes a componentes curriculares (disciplinas) e poderão ser computadas na carga horária dos cursos. No entanto, o calendário acadêmico permanece suspenso. É como se o semestre 2020/1 tivesse sido “congelado” em março. Quando o IFRS considerar que há condições de retornar presencialmente de forma segura, todas as atividades serão retomadas de onde pararam.

Por isso, aqueles que não conseguirem acompanhar as APNPs têm garantido o direito à matrícula em todos os componentes que estavam matriculados no semestre 2020/1. Ou seja, as matrículas seguem vigentes, apenas o calendário está suspenso.

 

» Tablets e internet são disponibilizados para estudantes inscritos

Foi divulgado o resultado do Edital 42/2020 que visa a fornecer tablets e internet para os estudantes inscritos nas APNPs e que não têm acesso à equipamentos ou sinal digital para acompanhar as aulas.

Um recado importante: devido à revisão na homologação de inscrições nas atividades pedagógicas não presenciais (APNPs), o resultado poderá passar por retificações. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Estudantes contemplados com chips e tablets: aguardem informações do seu campus sobre como ocorrerá a entrega dos equipamentos.

Acesse aqui o resultado o Edital de auxílio à inclusão digital

 

» Guia das Atividades Pedagógicas Não Presenciais para estudantes

A Resolução Nº 38/2020/Consup regulamenta as Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFRS. O documento é resultado de um esforço conjunto de pelo menos dois meses nos quais, após três prorrogações de prazo da quarentena diante da pandemia Covid-19, o Conselho Superior (Consup) acionou grupos de trabalho. Servidores dos 17 campi e da Reitoria se debruçaram em um exaustivo processo de composição, votação e avaliação de destaques aditivos ou supressivos. A apreciação da minuta se encerrou na reunião do órgão máximo da instituição no dia 21 de agosto.

Acesse o GUIA DO ESTUDANTE PARA AS APNPs

 

» Atendimento externo durante o período de isolamento social

O atendimento de todos os setores do Campus Canoas durante o período de isolamento social está sendo feito exclusivamente por e-mail (Portaria 309/2020/IFRS).

Confira a relação dos e-mails

 

» Evolução do regramento das atividades pedagógicas no IFRS diante da Covid-19

Acompanhe a linha do tempo resumindo o processo de busca por solução para a retomada das atividades letivas no Campus Canoas do IFRS diante da Covid-19.

Entenda a evolução dos trabalhos desde a suspensão do Calendário Acadêmico, em 13 de março de 2020, até as atuais Atividades Acadêmicas Não Presenciais (APNPs).

 

» Resumo das atividades desenvolvidas no Campus Canoas durante o isolamento

Acompanhe uma relação de atividades* que foram desenvolvidas envolvendo servidores e estudantes do Campus Canoas do IFRS desde a suspensão das atividades acadêmicas, em 16 de março, e o início das APNPs, em 14 de setembro.

*A lista de atividades ainda está sendo atualizada.

 

PARA SERVIDORES

O repositório com conteúdos para auxiliar no planejamento e na oferta das atividades pedagógicas não presenciais, organizado pela Pró-reitoria de Ensino, pode ser acessado no banner abaixo.

Repositório das atividades pedagógicas não presenciais

Fim do conteúdo