Início do conteúdo

Estudantes do 3º ano do curso TMSI participam de Projeto Criativo Remoto


Usando a abordagem Design Thinking, o Projeto Criativo Remoto teve como objetivo propor soluções para problemas reais identificados pelos alunos no Campus Sertão. O projeto iniciou em março no formato de ensino híbrido, mas precisou  ser suspenso devido à impossibilidade de encontros presenciais. Porém, percebeu-se a possibilidade de retomada do projeto em formato remoto.

Um grupo de alunos do 3º ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) aceitou o convite para continuar o projeto e, de maneira colaborativa, criou o protótipo para um novo aplicativo: o IFSD (IF Sertão Digital) que tem como objetivo facilitar o acesso às principais funcionalidades do sistema SigaA por meio de dispositivos eletrônicos móveis, disponibilizando informações como: Registro de Aulas (Conteúdo), Registro de Frequências, Registro de Notas e Materiais de Estudo, com uma interface simples e intuitiva para os usuários. O aplicativo tem como público alvo inicial alunos e professores do curso TMSI no IFRS – Campus Sertão.

Para dar vida às ideias e torná-las tangíveis como proposta de solução, os alunos construíram o protótipo do aplicativo, que incluiu o projeto de interface no app IFSD,  infográficos e podcast para divulgação do novo aplicativo.

Para viabilizar a comunicação e facilitar a realização das atividades de forma remota foram utilizadas várias tecnologias digitais, entre elas o Google Classroom para centralizar e gerenciar atividades e produções dos estudantes, o Google Meet para as videoconferências (encontros remotos do projeto) e o Whatsapp, que facilitou o contato rápido e objetivo entre os envolvidos no projeto.

Alguns estudantes relataram, por meio de um formulário anônimo, sobre a experiência de participação no projeto:

Eu gostei bastante, realmente foi um projeto que me deixou focada e empenhada na realização de cada etapa, e talvez esteja me fazendo repensar em que área eu vou seguir depois do ensino médio. Quanto aos encontros remotos, acho que tivemos uma boa experiência, conseguimos ter uma boa comunicação mesmo a distância, o que foi muito importante para que o projeto desse certo.

Eu achei muito legal a iniciativa de continuar o projeto mesmo remotamente, foi muito legal participar, pois descobri novas ferramentas e foi legal se empenhar em alguma coisa nessa quarentena.

O projeto remoto foi algo realmente muito interessante e novo, apesar da distância houve uma boa comunicação entre os integrantes. 

As atividades foram mediadas pela professora Cheila Bombana e fazem parte da pesquisa “As Metodologias Ativas de Aprendizagem como Potencializadoras do Sistema Atencional” vinculada ao Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo. Os professores Felipe Batistella Alvares, Diogo Antonio Lusa e a professora Patrícia Nascimento da Silva, coordenadora do curso TMSI, também contribuíram para a realização do projeto.

 

Sobre o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do IFRS – Campus Sertão visa conduzir o estudante a uma ampla formação integral para a cidadania, em termos sociais, culturais e econômicos, com habilitação profissional técnica de nível médio que lhe possibilitará a inserção no mundo do trabalho e a continuidade de estudos. O curso capacita profissionais aptos à: executar montagem, instalação e configuração de equipamentos de informática; instalar e configurar sistemas operacionais, desktop e aplicativos; realizar manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, fontes chaveadas e periféricos; instalar dispositivos de acesso à rede e realizar testes de conectividade; e, realizar atendimento help-desk. Veja mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos/

 

Fim do conteúdo