Início do conteúdo

Núcleos contam com sala exclusiva para atendimento no Campus


Inauguração da sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEPGS) aconteceu na tarde de quinta-feira, 11 de abril.

No último dia 11 de abril, às 15 horas, o Campus Sertão celebrou um marco significativo para a promoção da inclusão e da diversidade: a inauguração da Sala dos Núcleos, abrigando o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEPGS). A sala fica localizada no prédio central e a inauguração contou com a participação de estudantes, servidores e membros da equipe diretiva.

Segundo o pedagogo João Anselmo Meira, Coordenador do NAPNE, a mudança para o prédio central do Campus representa mais do que uma simples realocação física. “É uma conquista para começar a mudar o local onde tudo começou e onde está mais encrustado o preconceito e, a partir dessas quatro paredes, começar a colorir o Instituto numa nova ideia de inclusão”, enfatiza. Destaca, ainda, que a sala não é exclusiva para os membros dos núcleos, mas um espaço para toda a comunidade acadêmica, pois “a conscientização precisa ser institucionalizada”.

A Sala dos Núcleos oferece atendimento de apoio, com a presença da Psicopedagoga Jessica Romanoski e da Monitora e egressa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bruna Uberti. O local proporciona suporte aos docentes e estudantes de todos os cursos que necessitam de atenção especial.

Além disso, o NEABI e o NEPGS utilizam a sala como ponto de referência e convergência para um “processo de alinhamento institucional inclusivo”, conforme define João.

Para João, “embora as quatro paredes sejam pequenas para o processo de inclusão, ter uma sala é crucial para estabelecer um ponto de referência, promover o sentimento de pertencimento e fornecer um ambiente acolhedor para aqueles que trabalham com diversidade e inclusão”.

 

Café Diversidade e Conexões

Dentro dos novos projetos da equipe de atendimento, destaca-se o “Café Diversidade e Conexões”, que terá início neste mês de abril. Mensalmente, na Sala dos Núcleos, serão realizadas rodas de conversa, trocas de experiências e vivências com temáticas diversas. O primeiro encontro do “Café Diversidade e Conexões” está marcado para o próximo dia 24 de abril, às 17h30min.

Fim do conteúdo