Núcleos contam com sala exclusiva para atendimento no Campus

Inauguração da sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEPGS) aconteceu na tarde de quinta-feira, 11 de abril.

No último dia 11 de abril, às 15 horas, o Campus Sertão celebrou um marco significativo para a promoção da inclusão e da diversidade: a inauguração da Sala dos Núcleos, abrigando o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEPGS). A sala fica localizada no prédio central e a inauguração contou com a participação de estudantes, servidores e membros da equipe diretiva.

Segundo o pedagogo João Anselmo Meira, Coordenador do NAPNE, a mudança para o prédio central do Campus representa mais do que uma simples realocação física. “É uma conquista para começar a mudar o local onde tudo começou e onde está mais encrustado o preconceito e, a partir dessas quatro paredes, começar a colorir o Instituto numa nova ideia de inclusão”, enfatiza. Destaca, ainda, que a sala não é exclusiva para os membros dos núcleos, mas um espaço para toda a comunidade acadêmica, pois “a conscientização precisa ser institucionalizada”.

A Sala dos Núcleos oferece atendimento de apoio, com a presença da Psicopedagoga Jessica Romanoski e da Monitora e egressa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Bruna Uberti. O local proporciona suporte aos docentes e estudantes de todos os cursos que necessitam de atenção especial.

Além disso, o NEABI e o NEPGS utilizam a sala como ponto de referência e convergência para um “processo de alinhamento institucional inclusivo”, conforme define João.

Para João, “embora as quatro paredes sejam pequenas para o processo de inclusão, ter uma sala é crucial para estabelecer um ponto de referência, promover o sentimento de pertencimento e fornecer um ambiente acolhedor para aqueles que trabalham com diversidade e inclusão”.

Café Diversidade e Conexões

Dentro dos novos projetos da equipe de atendimento, destaca-se o “Café Diversidade e Conexões”, que terá início neste mês de abril. Mensalmente, na Sala dos Núcleos, serão realizadas rodas de conversa, trocas de experiências e vivências com temáticas diversas. O primeiro encontro do “Café Diversidade e Conexões” está marcado para o próximo dia 24 de abril, às 17h30min.