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Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do campus é tema de podcast na imprensa de Canoas


Nesta segunda-feira, dia 26 de junho, a diretora do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Patrícia Nogueira Hübler, foi entrevistada no Podcast Canoas do Jornal O Timoneiro (ACESSE O VÍDEO AQUI). Ela refez o convite à comunidade para participar da pesquisa pública online a respeito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento que definirá os rumos da instituição pública para os próximos cinco anos, em substituição ao PDI2019/2023. Conforme o planejamento do Governo Federal, haverá uma duplicação no número de vagas para estudantes do Ensino Médio, por exemplo. Isso implica que a comunidade deve participar para definir quais cursos novos ou diferentes turnos para os cursos já existentes. A população também pode contribuir para a definição de como as verbas públicas deverão ser aplicadas para a ampliação ou melhoria da estrutura existente no campus.

O podcast foi conduzido pelo editor-chefe do Jornal O Timoneiro, Vanderlei Dutra. Ele fez questão de ressaltar a importância do Campus Canoas do IFRS para a comunidade de Canoas e região. Criado pela Lei nº 11.534, de 25 de outubro de 2007, como Escola Técnica Federal de Canoas (ETFC), o campus  teve a reorganização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, definida pela Lei nº 11.892 de 2008, a ETFC passou a compor o IFRS. No dia 27 de agosto de 2010 iniciaram, oficialmente, as atividades letivas no Campus Canoas.

 

Uma universidade pública em Canoas

 

O IFRS é a única instituição pública de Canoas a ofertar gratuitamente cursos de nível superior, especializações e mestrado, além dos técnicos profissionalizantes integrados ao Ensino Médio. O campus ainda oferece vagas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Com 13 anos de atuação, o campus possui atualmente cerca de 1 mil estudantes. O ingresso ocorre por meio de processo seletivo (vestibular) para os cursos com Ensino Médio. Para os cursos superiores, além do vestibular, 20% das vagas são preenchidas com candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação (MEC). Já os cursos de especialização e mestrado possuem ingresso mediante processos de seleção próprios definidos por editais específicos.

Ao ingressar, o estudante pode receber apoio financeiro para suprir necessidades possibilitando sua permanência na instituição e conclusão do curso. Os benefícios da Assistência Estudantil envolvem bolsas alimentação, transporte, saúde, creche, entre outras. Para tanto, uma equipe faz entrevistas e analisa as condições de cada estudante para definir valores.

 

Equipe técnica qualificada reflete qualidade dos cursos

O IFRS prioriza e incentiva a qualificação dos seus professores. Cerca de 75% do quadro docente é formado de doutores e pós doutores, e 25% de mestres, alguns deles com doutorado em andamento. A grande maioria é composta de servidores concursados, sendo que alguns possuem contratos temporários como professores substitutos àqueles que estão afastados para qualificação. Atualmente cerca de 70 professores e 45 técnicos administrativos trabalham no Campus Canoas.

A qualidade dos cursos reflete na empregabilidade dos egressos. Alguns começam a trabalhar na área que escolheram antes mesmo de terminar os estudos. Além disso, os estudantes também comprovam a excelência na educação por meio de prêmios. Eles conquistaram, por exemplo, medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Sem Fronteiras, na Olimpíada Brasileira de Informática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, entre outros prêmios nacionais.

Além das atividades de ensino, o Campus Canoas do IFRS também dá retorno à comunidade por meio de projetos de Pesquisa e de ações de Extensão. Outra ação desenvolvida no campus, por exemplo, é a Incubadora Social e Tecnológica de Canoas, a SocialTec, uma incubadora mista, sem fins lucrativos, que se destina a apoiar organizações e empreendedores propiciando-lhes ambiente e condições apropriadas para consolidação de seus empreendimentos.

Quanto à infraestrutura, o campus possui sete prédios: administrativo, salas de aula, laboratórios, biblioteca e almoxarifado e quadra poliesportiva.

 

Núcleos de apoio

O campus ainda possui estudos e atendimentos em núcleos de apoio:

 

Cursos

 

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio:

 

Cursos Superiores:

 

Proeja:

 

Especialização (lato sensu):

 

Mestrado (stricto sensu):

 

 

O futuro do Campus Canoas

 

Planejamento dos próximos cinco anos, por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), envolvendo as próximas ações em relação à melhoria da infraestrutura e à oferta de cursos e vagas, incluindo a ampliação das vagas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no turno da manhã a partir de 2024.

 

O Plano de Desenvolvimento Intitucional (PDI)

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está sendo refeito e precisa da ajuda da comunidade para sua execução. O PDI é um importante documento que é desenvolvido a cada cinco anos e define praticamente todas as ações da instituição. Qualquer pessoa pode sugerir, por exemplo a abertura de um novo curso ou melhorias na infraestrutura do campus. Para tanto, formulários eletrônicos (Oferta de Cursos e Vagas e Infraestrutura) estão à disposição para preenchimento até o dia 4 de julho. As propostas serão avaliadas por comissões específicas e o PDI para os anos entre 2024 e 2028 será publicado no final deste ano.

No formulário estará explicado os eixos norteadores do planejamento como a visão, a missão, os valores e os objetivos estratégicos do IFRS. Muitos desses objetivos estão sendo revisados também por questões que atrasaram as ações de desenvolvimento como os anos de pandemia Covid-19 e a diminuição do investimento em educação do Governo Federal nos últimos anos. As comissões analisaram, usando uma ferramenta de planejamento chamada Balance Scorecard (BSC),

O PDI em vigor (2019-2023) para avaliar o desempenho do desenvolvimento do campus observando o mapa estratégico, os indicadores, as metas e as iniciativas definidas à época.

A importância da participação da comunidade é fundamental para que o PDI seja o mais próximo possível dos anseios e necessidades da sociedade local. Cursos novos podem ser abertos, a orientação de que o campus se aproxime dos percentuais legais definidos na Lei de Criação dos Institutos Federais, que prevê: mínimo de 50% das vagas para cursos de técnicos de nível médio, mínimo de 20% das vagas para cursos de licenciatura/formação de professores e mínimo de 10% das vagas para cursos técnicos voltados à educação de jovens e adultos. Para tanto, questões importantes como a verticalização das ofertas, ou seja, é mais provável a ampliação de cursos nas áreas em que se tenham professores e laboratórios para comportar a demanda. No caso do Campus Canoas, os cursos são principalmente nas áreas e eixos de atuação de Informática, Gestão e Eletrônica.

As ofertas podem ocorrer desde cursos rápidos, de 200 horas, por exemplo, até mestrado e doutorado. Também serão analisadas questões como os turnos de aulas para os próximos alunos. Atualmente o Campus Canoas têm 13 cursos somando os técnicos, superiores e as especializações e o mestrado. Além de ofertas de novas vagas de estudo, é importante que obras estejam planejadas para que quando os recursos financeiros forem liberados, haja um estudo de demanda e de execução. Um dos exemplos é a contemplação do Campus Canoas com placas de captação solar para geração de energia elétrica. No PDI em vigor, a instituição tinha esse item planejado e hoje os prédios têm maior eficiência energética.

 

Para saber mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, acesse o site pdi.ifrs.edu.br.

 

Matéria com dados completos sobre a participação no PDI

Contribua com o Plano de Desenvolvimento Institucional até 4 de julho

 

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