Início do conteúdo

Especialização em Educação: Integração de Saberes

O que é um curso de especialização?

Um curso de especialização é um tipo de formação em nível de pós-graduação, chamado lato sensu, que tem como objetivo especializar o profissional já graduado em determinada área do conhecimento.

 

Descrição do curso:

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu/ Especialização em Educação: Integração de Saberes busca contribuir para a formação continuada de professores e de outros profissionais da educação, com o propósito de qualificar os processos pedagógicos. Sua proposta foi construída com base no diálogo e na colaboração entre saberes por uma comissão composta por educadores de várias áreas do conhecimento e com diferentes trajetórias profissionais. O caráter inovador do curso se expressa tanto na matriz curricular como na articulação e complementaridade dos conteúdos abordados, dotando o curso de um perfil heterogêneo e diversificado.

A educação é um campo do conhecimento composto por saberes de inúmeras áreas que podem ser integrados. Considerando a educação em seu caráter múltiplo, oriundo da diversidade de contribuições que recebe de outras ciências, procura-se conceber o conceito de “integração” para além das dimensões pedagógicas e metodológicas, vinculando-o à concepção de sujeito integral.

Tendo a pesquisa como princípio educativo fundamental, pretende-se discutir o emprego de práticas integradoras entre as áreas do conhecimento para a integralidade da formação do sujeito. Desta forma, espera-se que o professor-pesquisador adquira um olhar reflexivo sobre o trabalho docente, ressignificando o papel da educação na sociedade. O curso destina-se aos profissionais com diploma de licenciatura ou pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação.

 

 

Áreas de atuação:

Por se tratar de um curso de formação continuada de profissionais da educação, o curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes do Campus Canoas do IFRS constitui-se como um alicerce para a melhoria da qualidade da educação brasileira. O curso destina-se aos profissionais com diploma de licenciatura ou pedagogia e graduados em outras áreas com atuação na educação. Sua proposta metodológica visa à interação entre as áreas de educação e as áreas específicas de estudos de cada estudante, de modo que este possa desenvolver competências integrativas na e para a docência.

 

Perfil do egresso:

Esse curso foi construído para qualificar profissionais da educação para a análise crítica e reflexiva sobre práticas integradoras e pesquisa na docência. Espera-se que o egresso do curso possa refletir sobre a prática pedagógica cotidiana, compreendendo a pesquisa e a troca de saberes, bem como experiências entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento como processos importantes para a promoção de uma visão integrada de currículo na instituição em que atua.

 

Início efetivo do curso:

O início efetivo do curso está previsto para 2022/01, em modalidade presencial a ocorrer em duas noites por semana, com parte de sua carga horária a distância. Pretende-se realizar sua oferta a cada 24 meses, recebendo 35 novos estudantes a cada ingresso.

 

Modalidade:

Presencial.

 

Carga horária total:

360 horas (400 horas com o TCC).

 

Carga horária e percentual a distância:

400 horas, 84% presencial e 16% a distância.

 

Carga horária do estágio:

Não há necessidade.

 

Carga horária das atividades complementares:

Não há necessidade.

 

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

40 horas.

 

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Não há necessidade.

 

Duração do curso:

O período de integralização regular do curso compreende três semestres. O tempo máximo de  integralização totaliza quatro semestres.

 

Turno de funcionamento:

Noite (duas vezes por semana).

 

Periodicidade de oferta:

A cada dois anos (24 meses entre cada seleção).

 

Número de vagas:

35 vagas.

 

Coordenação do curso (ainda em comissão de elaboração):

 

Docentes do curso:

 

Documentos:

 

Regimentos específicos:

 

Links importantes:

 

Última atualização em 20/03/2023

Fim do conteúdo