Contribua com o Plano de Desenvolvimento Institucional até 4 de julho

A comunidade do Campus Canoas é convidada a participar, até 4 de julho, da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – 2024/2028, por intermédio do preenchimento de formulários específicos, que tratam a respeito da oferta de cursos e vagas e do planejamento de infraestrutura.

Acesse, a seguir, os dois questionários:

Oferta de Cursos e Vagashttps://forms.gle/vwe9oWYZEMRPp79t6

Infraestruturahttps://forms.gle/BqayB3Xnsdeibp7h7

MATÉRIAS RELACIONADAS:

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está sendo refeito e precisa da ajuda da comunidade para sua execução. O PDI é um importante documento que é desenvolvido a cada cinco anos e define praticamente todas as ações da instituição. Qualquer pessoa pode sugerir, por exemplo a abertura de um novo curso ou melhorias na infraestrutura do campus. Para tanto, um formulário eletrônico está sendo preparado e entrará online a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de maio. Ele estará a disposição para preenchimento até o dia 3 de julho. As propostas serão avaliadas por comissões específicas e o PDI para os anos entre 2024 e 2028 será publicado no final deste ano.

Nesta quinta-feira, 11 de maio, se iniciaram reuniões com todos os estudantes do Campus Canoas para que conheçam o processo, participem e divulguem para a comunidade participar. No formulário estará explicado os eixos norteadores do planejamento como a visão, a missão, os valores e os objetivos estratégicos do IFRS. Muitos desses objetivos estão sendo revisados também por questões que atrasaram as ações de desenvolvimento como os anos de pandemia Covid-19 e a diminuição do investimento em educação do Governo Federal nos últimos anos. As comissões analisaram, usando uma ferramenta de planejamento chamada Balance Scorecard (BSC), o PDI em vigor (2019-2023) para avaliar o desempenho do desenvolvimento do campus observando o mapa estratégico, os indicadores, as metas e as iniciativas definidas à época.

A importância da participação da comunidade é fundamental para que o PDI seja o mais próximo possível dos anseios e necessidades da sociedade local. Cursos novos podem ser abertos, a orientação de que o campus se aproxime dos percentuais legais definidos na Lei de Criação dos Institutos Federais, que prevê: mínimo de 50% das vagas para cursos de técnicos de nível médio, mínimo de 20% das vagas para cursos de licenciatura/formação de professores e mínimo de 10% das vagas para cursos técnicos voltados à educação de jovens e adultos. Para tanto, questões importantes como a verticalização das ofertas, ou seja, é mais provável a ampliação de cursos nas áreas em que se tenham professores e laboratórios para comportar a demanda. No caso do Campus Canoas, os cursos são principalmente nas áreas e eixos de atuação de Informática, Gestão e Eletrônica.

As ofertas podem ocorrer desde cursos rápidos, de 200 horas, por exemplo, até mestrado e doutorado. Também serão analisadas questões como os turnos de aulas para os próximos alunos. Atualmente o Campus Canoas têm 13 cursos somando os técnicos, superiores e as especializações e o mestrado. Além de ofertas de novas vagas de estudo, é importante que obras estejam planejadas para que quando os recursos financeiros forem liberados, haja um estudo de demanda e de execução. Um dos exemplos é a contemplação do Campus Canoas com placas de captação solar para geração de energia elétrica. No PDI em vigor, a instituição tinha esse item planejado e hoje os prédios têm maior eficiência energética.

Para saber mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, acesse o site pdi.ifrs.edu.br.

PDI 2024/2028 – Estudantes e servidores podem contribuir na construção do documento