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Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio


O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?

Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, formando um curso ÚNICO, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir TODAS as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que NÃO há a possibilidade de o aluno ser certificado APENAS no Ensino Médio em um curso INTEGRADO.

 

Descrição do curso:

A oferta do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio no Campus Canoas, articula-se com os demais cursos do campus focados na área de Tecnologia da Informação para, agindo de forma coordenada, atender às demandas do mundo do trabalho, numa perspectiva direcionada aos problemas e situações locais. Como objetivo geral busca-se a formação de um profissional apto a desenvolver sistemas informatizados, utilizando linguagem de programação, para utilização em empresas e instituições.

 

Áreas de atuação: 

O profissional técnico da área de informática pode atuar em todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, ou ainda, como profissional autônomo. A ênfase do curso estará centrada no desenvolvimento de sistemas de informação para computadores, que utilizam as mais diversas linguagens de programação, plataformas e tecnologias disponíveis.

 

Perfil do egresso:

O perfil profissional do técnico em desenvolvimento de sistemas deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico-científicos em sua área de atuação. O egresso do curso ainda deverá:

  • desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento;
  • modelar, implementar e manter banco de dados;
  • desenvolver o raciocínio lógico e a lógica de programação;
  • utilizar linguagem de programação específica;
  • realizar testes de programas de computador;
  • manter registros para análise e refinamento de resultados;
  • elaborar documentação do sistema;
  • aplicar princípios e definição de análise de dados;
  • executar manutenção de programas de computador;
  • entender o funcionamento do computador, das tecnologias empregadas e de suas aplicações;
  • conhecer e aprender a aplicar as novas tendências tecnológicas para solução de problema;
  • possuir uma postura crítica, ética, ativa e consciente do seu papel social e profissional e da sua contribuição para o avanço científico e tecnológico do país, sendo capaz de atuar como agente transformador do mundo de trabalho, aplicando novas tecnologias para resolução de problemas organizacionais.

 

Início efetivo do curso:

Primeiro semestre de 2016.

 

Modalidade:

Presencial.

 

Carga horária total:

3637 horas-relógio (4365 horas-aula).

 

Carga horária e percentual a distância:

Não há necessidade.

 

Carga horária do estágio:

Não há necessidade.

 

Carga horária das atividades complementares:

111 horas-relógio (133 horas-aula).

 

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

60 horas-relógio (72 horas-aula).

 

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Não há necessidade.

 

Duração do curso:

4 anos.

 

Turno de funcionamento:

Tarde.

 

Periodicidade de oferta:

Anual.

 

Número de vagas:

30 vagas.

 

Coordenação do curso:
  • Coordenadora: Dolurdes Voos 
  • E-mail: coord.ds@canoas.ifrs.edu.br

 

Docentes do curso:

 

Documentos:

 

Regimentos específicos:

 

 

Mais informações:

Os cursos técnicos integrados de ensino médio do Campus Canoas representam uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, entendemos a educação por meio de três eixos principais, que possibilitam o acesso à cultura, à ciência e ao trabalho.

Cultura ao representar as manifestações éticas e estéticas construídas pela humanidade através do tempo, que por sua vez representam processos históricos, cujas análises são fundamentais para a compreensão e a apropriação das produções científicas e tecnológicas desenvolvidas, visando à transformação das condições naturais e à ampliação de capacidades e potencialidades para a vida humana.

Ciência como parte do conhecimento melhor sistematizado e expresso na forma de conceitos representativos das relações determinadas e apreendidas da realidade.

E trabalho como princípio educativo, que pode ser compreendido na perspectiva ontológica como práxis humana, forma pela qual o homem produz sua própria existência na relação com a natureza e com os outros homens e, assim, elabora conhecimentos para sanar suas necessidades e produzir liberdade; também trabalho como elemento histórico, como prática econômica, quando relativo ao modo de produção em que está inserido.

Portanto, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socioprodutivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.

 

Links importantes:

Última atualização em 03/08/2022

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