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Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio


O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?

Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, formando um curso ÚNICO, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir TODAS as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que NÃO há a possibilidade de o aluno ser certificado APENAS no Ensino Médio em um curso INTEGRADO.

 

Descrição do curso:

A oferta do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio no Campus Canoas, articula-se com os demais cursos do campus focados na área de Tecnologia da Informação para, agindo de forma coordenada, atender às demandas do mundo do trabalho, numa perspectiva direcionada aos problemas e situações locais. Como objetivo geral busca-se a formação de um profissional apto a desenvolver sistemas informatizados, utilizando linguagem de programação, para utilização em empresas e instituições.

 

Áreas de atuação: 

O profissional técnico da área de informática pode atuar em todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, ou ainda, como profissional autônomo. A ênfase do curso estará centrada no desenvolvimento de sistemas de informação para computadores, que utilizam as mais diversas linguagens de programação, plataformas e tecnologias disponíveis.

 

Perfil do egresso:

O perfil profissional do técnico em desenvolvimento de sistemas deve dispor de uma sólida formação conceitual aliada a uma capacidade de aplicação de conhecimentos técnico-científicos em sua área de atuação. O egresso do curso ainda deverá:

  • desenvolver sistemas computacionais utilizando ambiente de desenvolvimento;
  • modelar, implementar e manter banco de dados;
  • desenvolver o raciocínio lógico e a lógica de programação;
  • utilizar linguagem de programação específica;
  • realizar testes de programas de computador;
  • manter registros para análise e refinamento de resultados;
  • elaborar documentação do sistema;
  • aplicar princípios e definição de análise de dados;
  • executar manutenção de programas de computador;
  • entender o funcionamento do computador, das tecnologias empregadas e de suas aplicações;
  • conhecer e aprender a aplicar as novas tendências tecnológicas para solução de problema;
  • possuir uma postura crítica, ética, ativa e consciente do seu papel social e profissional e da sua contribuição para o avanço científico e tecnológico do país, sendo capaz de atuar como agente transformador do mundo de trabalho, aplicando novas tecnologias para resolução de problemas organizacionais.

 

Início efetivo do curso:

Primeiro semestre de 2016.

 

Modalidade:

Presencial.

 

Carga horária total:

3637 horas-relógio (4365 horas-aula).

 

Carga horária e percentual a distância:

Não há necessidade.

 

Carga horária do estágio:

Não há necessidade.

 

Carga horária das atividades complementares:

111 horas-relógio (133 horas-aula).

 

Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):

60 horas-relógio (72 horas-aula).

 

Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras)  – mesmo que optativa:

Não há necessidade.

 

Duração do curso:

4 anos.

 

Turno de funcionamento:

Tarde.

 

Periodicidade de oferta:

Anual.

 

Número de vagas:

30 vagas.

 

Coordenação do curso:

Coordenador: Marcelo Santos Matheus 

E-mail: coord.ds@canoas.ifrs.edu.br

 

Docentes do curso:

Portaria do colegiado

Contato e currículo dos professores(as), clique aqui.

 

Documentos:

PPC

Matriz do curso 

 

Regimentos específicos:

Atividades Complementares do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio.

Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio.

 

 

Mais informações:

Os cursos técnicos integrados de ensino médio do Campus Canoas representam uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, entendemos a educação por meio de três eixos principais, que possibilitam o acesso à cultura, à ciência e ao trabalho.

Cultura ao representar as manifestações éticas e estéticas construídas pela humanidade através do tempo, que por sua vez representam processos históricos, cujas análises são fundamentais para a compreensão e a apropriação das produções científicas e tecnológicas desenvolvidas, visando à transformação das condições naturais e à ampliação de capacidades e potencialidades para a vida humana.

Ciência como parte do conhecimento melhor sistematizado e expresso na forma de conceitos representativos das relações determinadas e apreendidas da realidade.

E trabalho como princípio educativo, que pode ser compreendido na perspectiva ontológica como práxis humana, forma pela qual o homem produz sua própria existência na relação com a natureza e com os outros homens e, assim, elabora conhecimentos para sanar suas necessidades e produzir liberdade; também trabalho como elemento histórico, como prática econômica, quando relativo ao modo de produção em que está inserido.

Portanto, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socioprodutivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.

 

Links importantes:

Última atualização em 28/07/2020

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