Início do conteúdo

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino.

Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao Ministério de Educação (MEC) e Conselho Nacional de Educação (CNE).

 

O PDI 2019-2023 do IFRS foi construído tendo como marco legal a Lei nº 10.861/2004, que institui o SINAES; Lei nº 11.892/2008, que trata da criação dos Institutos Federais (IFs). Ele foi provado pelo Conselho Superior da instituição no mês de dezembro de 2018 e publicado pela Resolução nº 84/2018.

  • Missão
    Ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais.
  • Visão
    Ser referência em educação, ciência e tecnologia como uma instituição pública, gratuita, de
    qualidade e com compromisso social.
  • Valores
    Equidade e justiça social
    Democracia
    Cooperação
    Solidariedade
    Sustentabilidade
    Ética
    Desenvolvimento Humano
    Inovação
    Qualidade e Excelência
    Autonomia
    Respeito à diversidade
    Compromisso social

 

Acesse o Mapa estratégico de objetivos do PDI 2019-2023.

Todas as informações sobre o PDI acesse AQUI.

 

Fim do conteúdo