Início do conteúdo

IFRS prorroga suspensão das aulas pelo menos até dia 3 de julho devido à pandemia


» Atendimento durante o período de suspensão das aulas

» Resumo das atividades sendo realizadas durante o isolamento social

 

Em reunião do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), nesta sexta-feira, dia 22 de maio de 2020, foi decidida a prorrogação da suspensão do Calendário Acadêmico de todos os 17 campi. As aulas não deverão retornar pelo menos até o dia 3 de julho. Nova reunião extraordinária ficou previamente marcada para o dia 23 de junho com pauta única para novamente analisar a situação. A ampla maioria dos conselheiros (93%) decidiram pela prorrogação. Já a segunda votação, para decidir se a suspensão seria por mais 30 dias (a partir da data já estabelecida de 3 de junho) ou por tempo indeterminado, a opção por um prazo determinado foi vencedora por apenas um voto.

Durante a reunião, ficou claro em todas as falas dos conselheiros inscritos de que, devido às circunstâncias e e dados da pandemia no Brasil, não há como se prever um horizonte seguro para o retorno. O departamento de Comunicação do IFRS, com a colaboração direta do reitor Julio Xandro Heck e dos pró-reitores prepararam uma matéria especial para elucidar as ações que estão sendo realizadas a fim de garantir e buscar um retorno seguro das aulas presenciais.

 

MATÉRIAS ANTERIORES

15 de abril de 2020

Com o objetivo de proteger a vida e contribuir para conter a disseminação do novo coronavírus, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ampliou a suspensão das atividades letivas até o dia 3 de junho de 2020. Nesse período, permanece o posicionamento institucional pelo não uso da educação a distância (EaD) em substituição às atividades letivas presenciais, mas uma série de atividades complementares poderão ser desenvolvidas com os estudantes (saiba mais na Nota da Pró-Reitoria de Ensino). Os servidores seguem trabalhando de forma remota.

Os encaminhamentos foram dados na tarde desta quarta-feira, 15 de abril, em reunião virtual do Colégio de Dirigentes da instituição (composto pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores-gerais dos 17 campi). A oficialização está publicada na Portaria IFRS 309/2020.

A medida segue a Portaria 376 do Ministério da Educação, de 3 de abril de 2020, que dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio durante a situação de pandemia de Covid-19 e autoriza a suspensão das atividades letivas pelo prazo de até 60 dias. Converge ainda com o que tem sido orientado pela Organização Mundial da Saúde e pelos órgãos de saúde brasileiros para a prevenção do contágio da Covid-19 através do isolamento social.

O reitor Júlio destaca que o objetivo é preservar estudantes e servidores e adianta que a recuperação das aulas com qualidade é um compromisso: “São decisões muito difíceis, mas neste momento precisamos colocar a saúde e a segurança dos nossos estudantes e servidores em primeiro lugar. É isso que tem nos guiado desde o começo desta situação e, ao que parece, tem sido acertado. Oportunamente e em segurança as atividades serão retomadas. Mas também queremos reafirmar o nosso compromisso de recuperamos as aulas com a qualidade que nos é peculiar!”

Apesar do contexto de suspensão das atividades letivas, o IFRS vem cumprindo o seu papel social e demonstrando engajamento junto às comunidades em que está inserido (acompanhe as notícias no Portal do IFRS). A instituição volta a reforçar a campanha #FicaEmCasaIFRS, que continuará enquanto persistirem os riscos. Intensifica também o trabalho dos Comitês de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19, criados na Reitoria e nos campi.

Saiba mais

O IFRS foi uma das primeiras instituições no Estado do Rio Grande do Sul a suspender as atividades presenciais e a criar um Comitê de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19. A decisão de suspender as atividades letivas e estabelecer o trabalho remoto para as demais foi oficializada com a Portaria nº 281, de 13 de março de 2020, e teve período ampliado pela Portaria nº 286, de 17 de março de 2020. Agora, é mais uma vez ampliada, pela Portaria nº 309, de 15 de abril de 2020.

» Os materiais referentes ao tema estão publicados em página específica no site do IFRS. Contatos com o Comitês para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 podem ser feitos pelo e-mail comite.covid19@ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo