Servidor Elias José Camargo lança livro sobre a história da antiga Estação Experimental incorporada pelo Campus

O Tecnólogo em Gestão Pública do Campus Sertão, Elias José Camargo, celebra o lançamento do livro de sua autoria que desvenda os intricados detalhes da história da antiga Estação Experimental que originou a EMBRAPA Trigo, cuja construção foi incorporada pelo Campus e atualmente abriga o Memorial da Instituição. A obra “De Estação Experimental de Passo Fundo à EMBRAPA Trigo: políticas públicas, histórias e memórias (1937-1974)“, lançada pela Acervus Editora, tem origem a partir da pesquisa acadêmica de Elias no Mestrado em História, na Universidade de Passo Fundo, sob a orientação do professor Dr. João Carlos Tedesco e defendida com sucesso em 2022.  A semente do projeto foi o envolvimento de Elias nas atividades do Memorial do Campus, despertando a curiosidade sobre a origem do espaço. “Quando se chega no Memorial, logo se percebe a arquitetura diferenciada dos demais prédios. Trata-se de um espaço que é resultado de políticas públicas que estabeleceram aquele tipo de construção”, destaca Elias Camargo.

A obra foi oficialmente lançada durante a Feira do Livro de Passo Fundo e a entrega de um exemplar para a Biblioteca Mário Quintana do Campus ocorreu na sexta-feira, 24 de novembro, na presença do Diretor-Geral, Odair José Spenthof, da Auxiliar de Biblioteca, Marta Marlice Hanel, e do bibliotecário, Victor de Carvalho Gonçalves.

O autor conta que a pesquisa teve início em conversas com as docentes Luciana da Costa de Oliveira e Elisa Iop, atuantes no Memorial, que o incentivaram a dar continuidade ao estudo na pós-graduação. Dessa forma, ele embarcou no curso de Mestrado em História na UPF.

Segundo Elias, o desenvolvimento da pesquisa enfrentou desafios significativos durante o período pandêmico da Covid-19, pois “a necessidade de isolamento social impactou na busca por registros históricos e na realização das entrevistas”. Contudo, foi justamente por meio dessas entrevistas e conversas com diferentes personagens que a pesquisa ganhou ainda mais significado para o autor.

O objetivo primordial do livro é registrar um período histórico crucial e a atuação do estado brasileiro na formação da Estação Experimental, um resultado das políticas públicas voltadas à modernização da agricultura no país. “Ouvir os atores que participaram do processo que deu origem ao que hoje chamamos de agronegócio foi muito importante. Hoje, depois de todo esse trabalho, tenho um novo olhar para a Instituição e a sua história”, destaca Elias.

Ao abordar o contexto histórico, Elias ressalta a importância das estações experimentais como resposta do governo brasileiro à necessidade de aumentar a produtividade agrícola, especialmente diante das mudanças nas práticas de cultivo. A criação dessas instituições e escolas agrícolas, como a que deu origem ao Campus Sertão, reflete a estratégia de trabalhar diretamente com os jovens, mais receptivos às transformações.

O livro de Elias Camargo não apenas lança luz sobre a história da antiga Estação Experimental, mas, também, proporciona uma reflexão sobre a evolução da agricultura no Brasil e o papel fundamental das políticas públicas nesse processo. A obra traz uma contribuição histórica para estudiosos, agricultores e todos aqueles interessados na história agrícola do país.

O exemplar já está disponível para consulta e empréstimo na Bibilioteca Mário Quintana.

Sinopse

A obra faz uma análise histórica da agricultura no centro-norte do Rio Grande do Sul, em especial, do papel do Estado brasileiro no processo de inserção de novas tecnologias aplicadas à produção agrícola. A Estação Experimental de Passo Fundo e a Embrapa Trigo foram uma expressão desse processo modernizante que nas décadas seguintes se espalhou para outras regiões do país. Foi na Comunidade Englert que deu-se o ponta pé inicial dessa política pública, principalmente voltada à cultura do trigo