Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados do Campus Sertão conquista conceito máximo em avaliação do MEC

O curso gratuito de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados do IFRS Campus Sertão conquistou o conceito 5 (nota máxima) em processo avaliativo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A avaliação foi realizada entre os dias 22 e 24 de abril de 2024.

A comissão de avaliadores do Inep/MEC analisa a infraestrutura, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, planos de ensino, relatórios da Autoavaliação Institucional e outros documentos que possibilitam criar evidências do que é realizado na instituição e no curso, além de conversar com gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes.

Segundo a coordenadora do curso, Alexandra Ferronato Beatrici, a avaliação com o conceito 5 é “a demonstração de um trabalho árduo e constante, que requer além da práxis pedagógica a transformação em evidências técnicas institucionalizadas. O conceito 5 representa a excelência e conseguimos comprovar esta com esforço e comprometimento. É o reconhecimento do trabalho em conjunto de servidores do Campus que se preocupam com a qualidade do curso que oferecem”.

O relatório dos avaliadores foi recebido com comemoração no Campus. Para o Diretor-Geral, Clever Variani, o conceito máximo reflete a qualidade que o curso sempre teve. “Como ex-aluno, nunca tive dúvidas do potencial e da força do curso. A qualidade do corpo docente e do público discente é digna deste conceito máximo, o qual só comprova aquilo que nós já sabíamos”, comemora. Variani é egresso do Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e destaca que as discussões do curso sempre surpreendiam pelo alto nível. “São estudantes formados em diferentes áreas do conhecimento discutindo educação. Os debates são sempre muito ricos”, opina.

O Diretor-Geral e a coordenadora do curso agradecem toda comunidade acadêmica, os departamentos e colegas envolvidos, os quais auxiliaram providenciando as informações, relatórios e documentações solicitadas para o processo de avaliação. “Agradecemos, também, aos docentes do curso, sempre dedicados e apaixonados pelas práticas educativas e projetos que desenvolvem para com os estudantes, e, em especial, aos nossos estudantes e egressos do curso que nos alegram e encorajam. Sabemos das dificuldades e desafios, mas a determinação e pertencimento com o curso são mais fortes nessa caminhada e valem cada momento de estudo”, acrescenta Alexandra.

O curso

O curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados possibilita a habilitação para o magistério de forma a desenvolver as competências profissionais integradas à educação profissional e é oferecido no Campus Sertão desde o ano de 2010. A duração é de um ano e meio, com aulas nas quintas-feiras no turno noturno. O requisito de ingresso é possuir ensino superior (exceto licenciaturas). A periodicidade de oferta é anual e são oferecidas 40 vagas.