[O campus publica] Revista publica artigo sobre Metodologias ativas escrito por docentes do Campus Sertão

Foi publicado pela revista Interfaces Científicas – Educação um artigo escrito pelas docentes Ana Sara Castaman e Lis Ângela De Bortoli.
O artigo “Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica” descreve um relato de experiência das metodologias ativas aplicadas na disciplina de Engenharia de Software, no Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no IFRS – Campus Sertão.

A atividade foi denominada “Maratona do Conhecimento” e ocorreu durante todo o semestre letivo. Os estudantes desenvolveram atividades práticas e de pesquisa, sobre as temáticas mediadas no componente curricular. A maratona caracteriza-se pela aprendizagem em equipes, sendo a turma dividida em grupos, de modo espontâneo, com um coordenador.

Metodologias ativas são abordagens normalmente realizadas com o uso da tecnologia, onde o estudante interage com o assunto e é estimulado a construir o conhecimento, não somente recebê-lo do professor. Neste formato, o professor atua como mediador e facilitador do processo de aprendizagem e não é a única fonte da informação.

Para ler o artigo completo CLIQUE AQUI