Confira prêmios e competições de educação de 2019

Diversos prêmios e competições de educação que destacam trabalhos individuais ou colaborativos entre professores e estudantes, em benefício da aprendizagem, estão com inscrições abertas. Confira:

12º Prêmio Professores do Brasil

É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Para concorrer, professores de escolas públicas da educação básica podem enviar um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos.

Fórmula Drone 2019
Podem se inscrever equipes de até 15 alunos de ensino profissional técnico nível médio (sendo que cada campus pode inscrever até duas equipes) supervisionadas por um professor da instituição. Evento presencial será na Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais.
Organizador: Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (Sae Brasil), SETEC/MEC e Capes
Prazo de inscrição: até 30 de abril – Saiba Mais

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2019
A atividade é voltada para estudantes, professores e pais da Educação Básica, com categorias teóricas e práticas, até os 19 anos de idade. A etapa final da competição ocorrerá durante o Robótica 2019, que reunirá competições, simpósios e workshops, nacionais e internacionais. O evento será na Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
Organizador: IFRN, Ufscar, Unicamp e Sesi
Prazo de inscrição: As inscrições ocorrerão até 18 de maio de 2019 – Saiba mais

Prêmio Educador Nota 10
Reconhece e valoriza professores da educação infantil ao ensino médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
Organizadores:  Fundação Victor Civita, Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho
Prazo de inscrição: 27 de maio (veja regulamento)

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
Com o tema “Indústria 4.0”, a ação tem por objetivos contemplar aqueles que, por suas atividades, contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul, incentivar a pesquisa científica e a inovação nos países do bloco e contribuir para o processo de integração regional.
Organizador: CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Prazo de inscrição:  até 31 de maio de 2019 – Saiba mais

Criativos da Escola
Concurso realizado pelo programa Criativos da Escola e voltado para iniciativas de estudantes de 13 a 21 anos de todas as escolas do Brasil. Em sua 5ª edição, o prêmio traz como novidade uma imersão para alunos e professores em Roma, na Itália, além dos tradicionais de R$ 1.500 para cada projeto escolhido e R$ 500 para cada educador responsável.
Organizador: Instituto Alana
Prazo de Inscrição: 30 de junho (veja regulamento)

Respostas para o Amanhã
O prêmio é dedicado a estudantes de ensino médio da rede pública que, sob a orientação de professores, realizam à melhoria da vida de suas comunidades. Para conectar o aprendizado em sala de aula ao mundo real, a edição de 2019 traz como maior novidade o foco em projetos na área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Organizador: Samsung
Prazo de Inscrição: 30 de junho (veja regulamento)

9ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP)
A OBAP é aberta a estudantes e servidores de cursos, como Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Competição contará com duas fases: uma virtual e uma presencial em Foz do Iguaçu-PR, em setembro.
Organizador: IF Sul de Minas
Prazo de inscrição: entre os dias 15 de maio e 30 de junho – Saiba mais

Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
Sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a Olimpíada apoia os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A partir da metodologia do Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.
Organizador: Itaú Social, MEC, Cenpec
Prazo de inscrição: 19 de agosto – veja regulamento