Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
O que é um curso técnico integrado ao ensino médio?
Um curso integrado segue uma proposta diferenciada, em que a educação profissional (técnica) se articula com as disciplinas do ensino médio, formando um curso ÚNICO, que busca a formação integral interligada à capacitação profissional. Assim, os alunos devem concluir TODAS as disciplinas da área técnica específica e da formação básica, além de estágios, quando previstos, e de atividades complementares, a fim de receber seu certificado. Destaca-se que NÃO há a possibilidade de o aluno ser certificado APENAS no Ensino Médio em um curso INTEGRADO.
Descrição do curso:
O Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio visa a formar profissionais capazes de contribuir ao desenvolvimento local e regional, utilizando-se de técnicas administrativas e ferramentas que possam apoiar a gestão de pequenas, médias e grandes empresas e de outros tipos de organizações públicas e privadas.
O técnico deste novo século é concebido como um agente da construção e da aplicação do conhecimento, com a função de compreender, planejar, organizar, coordenar e tomar decisões, agindo de forma ética e sustentável. Nesse sentido, sua formação deve observar os princípios norteadores das Diretrizes Curriculares Nacionais para formação de profissionais técnicos de nível médio.
O curso está orientado por princípios éticos, políticos e pedagógicos e busca articular tecnologia e humanismo, tendo a prática profissional como eixo principal do currículo da formação técnica. Dessa forma, os alunos poderão vivenciar o trabalho coletivo, solidário e interativo, contribuindo para a qualificação individual e a valorização do trabalho em equipe.
O Curso Técnico em Administração tem como principal objetivo formar um profissional-cidadão, competente, capaz de articular teoria e prática, demonstrando conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar na gestão das organizações, contribuindo a atividades de planejamento, organização, liderança e controle, de acordo com os princípios éticos, humanos, sociais e ambientais.
Áreas de atuação:
O técnico em administração poderá atuar na área administrativa, como por exemplo, aplicando conceitos e modelos de gestão, operando sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais, ou em alguma das áreas relacionadas à gestão (Recursos Humanos, Marketing, Produção e Finanças) em todos os tipos de empresas (de pequeno, médio ou grande porte), organizações governamentais e não-governamentais. Além disso, terá formação para criar e gerir seu próprio negócio.
Perfil do egresso:
O profissional formado pelo Campus Canoas é capaz de:
- executar operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controle de estoques;
- aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas;
- operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e de materiais;
- entender as funções administrativas de planejamento, organização, liderança e controle;
- compreender o ambiente organizacional e suas relações sistêmicas;
- desenvolver atividades relacionadas aos quatro eixos da administração: operações e logística, recursos humanos, finanças e marketing;
- identificar, organizar e analisar informações que auxiliem na tomada de decisão;
- analisar e elaborar rotinas e procedimentos administrativos;
- identificar e interpretar resultados de estudos de mercado, utilizando-os no processo de administração;
- realizar as funções de apoio administrativo em organizações;
- executar e controlar os procedimentos organizacionais
- conhecer princípios e aplicações de processos produtivos e logísticos;
- ser capaz de autonomamente buscar aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e cidadã;
- ter autonomia intelectual e pensamento crítico; de modo a continuar aprendendo e a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- compreender, para além de sua área profissional, os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos atuais.
Início efetivo do curso:
⇒ Primeiro semestre de 2011, nos termos estabelecidos pela Resolução nº 113, de 13 de outubro de 2010, do Conselho Superior do IFRS (Consup): relativo aos ingressantes até 2023.
⇒ Primeiro semestre de 2024, nos termos estabelecidos pela Resolução nº 18, de 10 de agosto de 2023, do Conselho Superior do Campus Canoas: relativo aos ingressantes a partir de 2024.
Modalidade:
Presencial
Carga horária total:
3627 horas-relógio / ingressantes até 2023
3406 horas-relógio / ingressante a partir de 2024
Carga horária e percentual a distância:
Não há necessidade / ingressantes até 2023
627 horas-relógio, equivalente a 19% da carga horária total / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do estágio:
Estágio curricular não obrigatório
Carga horária das atividades complementares:
83 horas-relógio/ ingressantes até 2023
50 horas-relógio / ingressantes a partir de 2024
Carga horária do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC):
66 horas-relógio / ingressantes até 2023
Carga horária de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – mesmo que optativa:
Não há necessidade / ingressantes até 2023
100 horas-relógio, sendo 67h presencial e 33h EaD / ingressantes a partir de 2024
Duração do curso:
4 anos
Turnos de funcionamento:
Manhã e Tarde
Periodicidade de oferta:
Anual
Número de vagas:
60 vagas, sendo 30 pela manhã e 30 à tarde
Coordenação do curso (nome e e-mail):
- Coordenadora: Aline Noimann
- E-mail: [email protected]
Docentes do curso:
- Portaria nº 96/2021 – Colegiado do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
- Contato e currículo dos professores(as), clique aqui.
Documentos:
- PPC (ingressantes até 2023)
- PPC (ingressantes a partir de 2024)
- Resolução e matriz curricular / Aprovação do curso (ingressantes até 2023)
- Resolução e matriz curricular (ingressantes a partir de 2024)
- Política de uso dos laboratórios de eletrônica e informática
- Política de uso dos laboratórios de física, química e biologia
- Regulamento dos colegiados dos cursos técnicos integrados
- Regulamento das atividades complementares
Regimentos específicos:
- Tabela de Atividades Complementares (ingressantes até 2023)
- Tabela de Atividades Complementares (ingressantes a partir de 2024)
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso /TCC (ingressantes até 2023)
Mais informações:
Os cursos técnicos integrados de ensino médio do Campus Canoas representam uma proposta de educação baseada na concepção de uma sólida articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional. Nesse sentido, entendemos a educação por meio de três eixos principais, que possibilitam o acesso à cultura, à ciência e ao trabalho.
Cultura ao representar as manifestações éticas e estéticas construídas pela humanidade através do tempo, que por sua vez representam processos históricos, cujas análises são fundamentais para a compreensão e a apropriação das produções científicas e tecnológicas desenvolvidas, visando à transformação das condições naturais e à ampliação de capacidades e potencialidades para a vida humana.
Ciência como parte do conhecimento melhor sistematizado e expresso na forma de conceitos representativos das relações determinadas e apreendidas da realidade.
E trabalho como princípio educativo, que pode ser compreendido na perspectiva ontológica como práxis humana, forma pela qual o homem produz sua própria existência na relação com a natureza e com os outros homens e, assim, elabora conhecimentos para sanar suas necessidades e produzir liberdade; também trabalho como elemento histórico, como prática econômica, quando relativo ao modo de produção em que está inserido.
Portanto, formar profissionalmente não significa exclusivamente preparar para o exercício do trabalho, mas sim proporcionar a compreensão das dinâmicas socioprodutivas das sociedades contemporâneas, com as suas conquistas e os seus reveses, e também habilitar as pessoas para o exercício autônomo e crítico de profissões, sem esgotá-las nunca.
Links importantes:
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