Indígenas recebem máscaras confeccionadas por estudantes e servidores do Campus Canoas

Um lote de 1 mil máscaras de proteção facial foram doadas nesta quarta-feira para indígenas Kaingang. A Terra Indígena Por Fi Gã é habitada por 64 famílias, cerca de 230 pessoas, e fica no bairro Feitoria, em São Leopoldo. As máscaras foram confeccionadas por voluntários, estudantes e servidores do Campus Canoas do IFRS. Eles fazem parte do projeto de Extensão Costurando Proteção com Empatia, criado durante a pandemia Covid-19.

De acordo com a professora Juliana Mülling, do Campus Canoas, o momento da entrega das máscaras de proteção, assim como outras ações de acompanhamento da comunidade nesse período de isolamento, reforça a aproximação do Instituto com a comunidade indígena. A relação entre o campus e a aldeia existe desde 2017, inclusive com participações em eventos como a Semana dos Povos Indígenas e o Diálogo com Povos Indígenas, promovidos frequentemente no IFRS. Nesta visita, Juliana destaca o importante avanço da relação com a comunidade, sendo a primeira vez que a equipe do campus Canoas pôde conversar diretamente com os jovens sobre a Política de Ingresso Especial e Permanência de Estudantes Indígenas do IFRS, aprovada em 2019, bem como expor e dialogar sobre as oportunidades de ensino disponíveis no Campus Canoas, com vistas à preparação dos candidatos aos próximos processos seletivos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Projeto doará primeiras 5 mil máscaras confeccionadas por voluntários do Campus Canoas

Projeto de extensão entrega materiais de higiene e equipamentos de proteção individual em comunidade indígena