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Estude no IFRS – Instituto oportuniza formação técnica gratuita para jovens e adultos


No Brasil, aproximadamente 18% dos jovens de 14 a 29 anos de idade (equivalente a quase 52 milhões de pessoas) não completaram o ensino médio, ou porque abandonaram a escola ou porque nunca chegaram a iniciar essa etapa (Portal IBGE Educa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Com base nessa realidade, cursar o ensino médio e também se preparar para o mundo do trabalho é o desejo de várias pessoas com 18 anos de idade ou mais ou que pretendem voltar a estudar durante a vida adulta. Para atender esse público, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio (quando o estudante faz o ensino médio junto com a formação profissionalizante) gratuitos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

São cursos que atendem quem já concluiu o ensino fundamental. Atualmente são sete opções, distribuídas em seis campi: Técnico em Cuidados de Idosos (Alvorada), Técnico em Comércio  (Canoas, Restinga, Rolante e Sertão), Técnico em Administração (Caxias do Sul) e Técnico em Agroecologia (Restinga). O ingresso é gratuito, acontece por meio de uma entrevista e da participação em uma palestra. O tempo estimado para a conclusão dos estudos é de dois a três anos.  Os interessados em começar a estudar no primeiro semestre de 2024 devem ler o edital (Edital  n° 24/2023) e se inscrever no processo seletivo até 23 de outubro, no site ingresso.ifrs.edu.br

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Uma nova realidade

As aulas são à noite, por isso facilitam os estudos para pessoas que trabalham durante o dia ou têm filhos. Essa é a realidade da estudante Rosani da Luz Ackermann, de 41 anos. Ela trabalha no setor metalúrgico e cursa o Técnico em Administração no IFRS Campus Caxias do Sul. Rosani conta que ficou sabendo do curso por sua sobrinha que já conhecia o instituto.

“No início foi difícil, pois estava há algum tempo fora da escola, mas aprendi bastante. O estudo que o IFRS oferece é muito bom e ajuda no nosso crescimento. Além disso, vi o curso como uma possibilidade de evolução na vida, principalmente porque tive o incentivo da minha família”, comenta. Após três anos, ela está quase se formando e sente-se pronta para ir em busca de novas oportunidades de emprego, bem como dar continuidade em sua vida acadêmica: “Irei realizar o processo seletivo de estudantes para tentar entrar no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e continuar estudando no Instituto”.

Movida pelo mesmo sonho de terminar os estudos, Ede Maria de Fátima Monte Soares, de 56 anos, do mesmo curso e campus, não concluiu os estudos na juventude. Agora  está aposentada e decidiu retornar. “No curso consegui superar minhas expectativas. Vi que não há idade para o conhecimento e o aprendizado. Temos bons professores, laboratórios de informática, de pesquisas, biblioteca, cantina, assistência estudantil e outros recursos, sempre disponíveis para os alunos. Tudo totalmente gratuito.”

Festa junina com a participação de turmas do curso EJA de Técnico em Administração do Campus Caxias do Sul

 

Samoel Dos Santos tem 28 anos e trabalha em uma empresa que administra rodovias no Estado.  Estudante do Técnico em Comércio no Campus Sertão, ficou sabendo da EJA por meio de colegas que já frequentam o instituto. “O curso está sendo bom, achei que não ia conseguir, já que fiquei tanto tempo parado, mas agora quero terminar o ensino médio técnico e seguir para um curso superior no IFRS”. Samoel relata que voltar a estudar simboliza um orgulho para si,  “ter força de vontade é o mais importante, pois nunca é tarde para retomar a vida acadêmica e buscar novas oportunidades de trabalho e crescimento pessoal”.

 

O EJA como identidade

Oferecer a modalidade EJA está na identidade do IFRS, conforme a lei de criação dos Institutos Federais (Lei nº 11.892/2008), na qual consta que os IFs devem proporcionar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos. Conforme Priscila de Lima Verdum, diretora de Ensino do IFRS: “Para além da lei, o instituto tem um compromisso com a inclusão social, oportunizando aprendizado de qualidade para aqueles que não tiveram acesso adequado à escola na idade prevista”. Ainda de acordo com Priscila, a instituição procura contribuir para o desenvolvimento econômico das comunidades nas quais está inserida, principalmente nas cidades periféricas e do interior, em que a presença de unidades dos IFs é maior.

Mais informações sobre os cursos e processo de seleção estão disponíveis no no site ingresso.ifrs.edu.br.

 

#MundoIFRSparaTodoMundo

O IFRS é uma instituição de todos e para todos. Pensando nisso, os cursos buscam abranger a diversidade no perfil dos estudantes, possibilitando que qualquer um que deseje possa ingressar em nossos cursos e atividades, sem qualquer distinção.

Acompanhe outros textos publicados este ano sobre a atuação do IFRS pela diversidade e inclusão:

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