Início do conteúdo

X Carijo da Agronomia


A 10ª edição do Carijo da Agronomia inovou em suas práticas. Neste ano, os estudantes acompanharam e atuaram em quase todos os processos de produção e beneficiamento da erva mate.

Na manhã de terça-feira (21/08/2019),  foram plantadas mudas de erva mate do tipo Cambona 4 e na tarde de quarta-feira (22/08/2019) os envolvidos na fabricação da erva mate já tomavam chimarrão com o resultado de sua produção.

Em uma área de 0,3 há, já preparada, os estudantes fizeram o alinhamento e o plantio de mudas com espaçamento adensado (3m x 1,5m). Depois, realizaram o plantio de mudas no interior de uma floresta cultivada de araucária. Pela tarde, realizou-se o corte da erva mate, seu transporte e o tradicional “sapeco” (passagem rápida dos ramos verdes pela labareda). Após o sapeco, os ramos foram amarrados em feixes e dispostos no secador de leito fixo.  A fornalha foi acesa as 16h e desligada as 14h do dia seguinte (22/08/2019), quando os ramos e folhas estavam secos. Neste momento, as folhas secas foram “canchadas” (separadas dos ramos pelo esmagamento) e levadas ao soque (equipamento próprio para finalizar a preparação da erva mate).

 

O X Carijo da Agronomia foi realizado por estudantes dos 2º e 4º semestres do curso. A turma do 4º semestre, já experiente no processo, recepcionou e orientou os estudantes do 2º semestre, sob a supervisão do professor Welington Zanini.

A Cambona 4 é mais suave e duas vezes mais produtiva do que as ervas mates nativas.

 

Sobre o curso de Agronomia: O Bacharelado em Agronomia do IFRS – Campus Sertão tem como objetivo formar profissionais com um amplo conhecimento na área tecnológica, humana e do meio ambiente. O curso possui enfoque ampliado e multifacetado do desenvolvimento, que expõem os diferentes vieses do desenvolvimento sustentável: agrícola, agrário, não‐agrícola, social, econômico, ecológico, cultural e tantos outros. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos/

 

Fotos: Roberto Sander

 

Fim do conteúdo