VIII Colóquio Nacional de Direitos Humanos

De 07 a 09 de maio de 2019, na Faculdade de Direito da UPF, ocorreu o VIII Colóquio Nacional de Direitos Humanos, tendo por tema: Direitos humanos e resistência. O evento foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF) e o IFRS – Campus Sertão foi uma das instituições co-promotoras.

O evento teve como objetivo geral debater de forma ampla, aberta e plural a relação entre resistência e direitos humanos a fim de sensibilizar e comprometer com o enfrentamento dos retrocessos impostos pela conjuntura opressora e de dominação e a afirmação das organizações e lutas de resistência dos diversos sujeitos de direitos.

A seguir um breve relato sobre o evento.

07 de maio de 2019

A acolhida do evento ficou a cargo da Confraria São Jorge – Grupo Alforria com música afro-brasileira.

A mesa de abertura do evento contou com a presença das autoridades promotoras e co-promotoras. Destacamos que o Diretor Geral, professor Odair José Spenthof, esteve entre as autoridades na mesa de abertura do evento.

Na abertura dos trabalhos da noite aconteceu a entrega do prêmio Passo Fundo de Direitos Humanos para as lideranças das Comunidades Quilombolas da Arvinha e Mormaça. O Campus Sertão saúda as comunidades pelo trabalho realizado e alegra-se por ter na comunidade acadêmica estudantes das duas comunidades.

A conferência de abertura tratou da temática “Direitos Humanos e resistência popular”. A conferencista, Dra. Soraia da Rosa Mendes, apresentou o contexto social e político brasileiro e os novos desafios aos direitos humanos ressaltando a importância da resistência.

08 de maio de 2019

Na tarde do dia 08, das 14h às 16h, o IFRS – Campus Sertão ofertou o minicurso: “Ensino de cultura afro-brasileira: saberes orais e resistência”. Foram ministrantes a professora Luciana de Oliveira, a técnica em Assuntos Educacionais Vanda Pino e as estudantes Rita Miranda e Fernanda Oliveira. Rita e Fernanda estudantes quilombolas que após o minicurso realizaram uma exposição de artesanato.

A atividade cultural de abertura dos trabalhos da noite contou com apresentação do Grupo de dança Kaingang do Acampamento do INCRA, localizado em Sertão. Aqui também Campus Sertão saúda e alegra-se por ter entre os integrantes do grupo estudantes do Campus.

Na parte da noite, o Dr. Tau Golin e o Ddo. Danilo Braga, problematizaram sobre o tema Contexto Restritivo: a que e a quem resistir?

09 de maio de 2019

A programação da noite iniciou com a apresentação da Banda Libertarte. Na sequência as professoras Jônia Rodrigues de Lima, Teresa Cristina Bruel dos Santos e Magali Mendes de Menezes, problematizaram e indicaram possibilidades  de caminhos alternativos  para (re) existir”.

Outras atividades

Nesta edição o Campus Sertão também ofertou as seguintes atividades:

• Mostra Fotográfica – Acampamento indígena Kaingang – Agrovila do INCRA, instalada no corredor em frente a Direção de Ensino do Prédio Central.  O conjunto de imagens, feitas por mim, Roberto Sander – professor substituto em História, integrante do NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas), foi produzida durante duas imersões no acampamento indígena Kaingang, localizado na Agrovila do INCRA, as margens da BR, próximo ao trevo de acesso ao Campus. O propósito desta Mostra Fotográfica é de reconhecer o espaço de vivência de alguns de nossos estudantes, identificar traços da identidade cultural destes sujeitos e de problematizar a diversidade de costumes e valores que estão integrados em nosso “cotidiano pedagógico”.

• Minicurso: “Debate: Gênero e Sexualidade no cotidiano”. No dia 07 de maio os estudantes do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática participaram da oficina realizada no IFRS – Campus Sertão. Os objetivos da oficina realizada: Refletir e discutir sobre Gênero, Sexualidade e Diversidade no cotidiano e no Campus Sertão, conhecer o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS – Campus Sertão; Conhecer a importância das lutas dos movimentos sociais: Plural – Coletivo LGBT+ e Coletivo Maria, vem com as outras. Sanar dúvidas em torno da diversidade sexual que podem, no cotidiano causar situações de constrangimento e discriminação. A atividade contou com dois convidadxs: Oscar de Souza (militante do Plural Coletivo LGBT e membro do NEPGS) e Thainá B. Teixeira (militante do Coletivo Maria, vem com as outras)

Nos três dias do colóquio tivemos a participação de estudantes, técnico-administrativos em Educação e professores do campus.

Vale ressaltar que devido ao bloqueio dos recursos orçamentários de 2019 (de 39,7 % do custeio) algumas ações previstas para serem realizadas durante o colóquio foram canceladas, sendo:

1. Participação de estudantes e servidores nos painéis temáticos. Seria disponibilizado um ônibus para os dias 07 e 08/05, para os estudantes do Proeja, Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS – Campus Sertão e servidores.
  2. Visita nas ocupações urbanas Bela Vista e Vista Alegre, localizadas no município de Passo Fundo/RS, com a finalidade de dialogar a partir daquela realidade sobre os direitos humanos.

Ao término do evento, uma das conclusões, é que estamos num momento de identificarmos os desafios em relação aos direitos humanos e construirmos estratégias diárias de resistência, pois conforme Jônia Lima: “Só haverão direitos humanos se houver resistência.”

Redação e Fotos: Elaine Pires Salomão