V Feira do Conhecimento e II Portas Abertas reúnem mais de 550 participantes no Campus

Nesta terça-feira, 8 de outubro, o Campus Sertão recebeu a visita de mais de 550 pessoas para dois eventos: o II Portas Abertas e a V Feira do Conhecimento. Estudantes e professores de 15 escolas dos municípios de Sertão, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Nova Prata, Rondinha, São José do Ouro, Passo Fundo, Mormaço, Mariano Moro, Campos Borges, Ibirapuitã e Nicolau Vergueiro puderam visitar o Campus, conhecer a estrutura física, laboratórios, salas de aulas e participaram da mostra de cursos e de projetos.

Visitando pela primeira vez o Campus, o estudante do 9º ano da Escola Dom João Becker de Ipiranga do Sul, Gustavo Wildner, ficou animado com os projetos e os cursos. “O que mais me interessou foram os trabalhos na área da tecnologia da informação”, contou.

Ruanattan Vaes, da mesma escola, não perdeu tempo e realizou sua inscrição no Processo Seletivo 2025/01 do IFRS para concorrer a uma vaga no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. “Já tinha vontade de estudar no Campus antes de conhecer, depois da visita fiquei ainda mais empolgado”, disse.

A estudante Maísa Frazão Sacks, do 9º ano da Escola Olavo Bilac de Pontão, aproveitou o espaço da Coppid no hall de nadada do prédio central para realizar sua inscrição durante o evento. “Fiz a prova ainda no ano passado para teste. Meu sonho é estudar no Campus Sertão. Quero cursar o Técnico em Agropecuária” contou.

Para a psicopedagoga Daiane Conte, os dois eventos são uma oportunidade para os estudantes da região. “Conheço bem o Campus porque atuo no Centro de Equoterapia. Por isso, sempre faço questão de trazer alunos da minha escola para conhecer a instituição e esses eventos são bacanas porque apresentam muito do que é desenvolvido aqui”, comentou.

A Feira surpreendeu a assistente de alunos do IFSul Campus Passo Fundo, Alice Campana. “A criatividade dos projetos e a preocupação com a crise climática foram o que mais gostei”, avaliou.

O egresso Élinton Wojeiechowski retornou ao Campus para o evento do qual foi um dos idealizadores. “Não tem palavras para expressar o que eu senti hoje. Morei 8 anos nesse lugar, fui aluno do Técnico em Agropecuária e depois da Licenciatura em Ciências Biológicas e ver que o Portas Abertas está tendo continuidade é muito gratificante. E esse ano a parceria com o IFSul Campus Passo Fundo tornou o evento ainda mais interessante”, pontuou.

Criatividade e inovação marcaram a V Feira do Conhecimento

A Feira do Conhecimento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) Campus Passo Fundo e reuniu projetos científicos e técnicos desenvolvidos por estudantes do ensino médio das duas instituições. Além de incentivar o interesse pela ciência e tecnologia, o evento teve a finalidade de fortalecer o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, 35 projetos foram apresentados no Ginásio de Esportes do Campus Sertão. Com o tema “O Impacto das Mudanças Climáticas nos Biomas do RS”, a Feira promoveu reflexões sobre os efeitos ambientais no Pampa e na Mata Atlântica, promovendo a integração entre conhecimentos tradicionais e novas tecnologias sociais.

Foram escolhidos como destaques os seguintes projetos:

• 1° lugar:  Qual a importância da cobertura do solo? – Murilo Gabriel da Silva; Guilherme Francisco Andrioli; Breno Ariel Mergen; Régis Gopinger Carassa; Davi Bauels Adames; Francisco Locatelli Carraro; Maria Eduarda Franseschi Dal’maso; Júlia Rossetto; Francisco Suptitz Gobbi ; Yago Arthur Correa. Orientadora: Profª Serleni Sossmeier –  IFRS Campus Sertão

• 2º lugar: Irriga Arduíno! – Vanessa Basso de Oliveira; João Pedro Fianco Hanel; Sofia Pastorello; Thayline Inês Simioni; Vitor Gabriel Piloneto Dal Mora; Sabrina Knopf de Farias; Eduarda da Silva Bohrer; Magdyeli Hellen Oliveira de Souza; Thainara Evangelista. Orientadores: Prof. Gabriel Paniz Patzer e Prof. Adriano Michel –  IFRS Campus Sertão.

• 3° Lugar: A importância das abelhas nativas no Rio Grande do Sul – Kevin Fleck Chiarello; Emily Berté; Lorenzo Borsato Guero; Luiz Otávio Fontana; Afonso Moreira Machado; Ana Júlia Stramari Casarotto; Pablo Henrique Dallago; Pedro Ernesto Campagnaro Ossani;  Bruna de Aquino Mingotti; João Pedro Risson. Orientador: Prof. Jorge Portela – IFRS Campus Sertão.

• 4º Lugar: Emergência climática e preservação ambiental: a titulação de comunidades quilombolas em defesa da biodiversidade – Rodrigo Emanuel Pires Port Matheus Cavagni Antunes – Orientadora: Profª Vanda Aparecida Fávero Pino – IFSul Campus Passo Fundo.

• 5º Lugar: O papel das Áreas de Preservação Permanente de mata ciliar e declividade no bioma Mata Atlântica no Rio Grande do Sul – Ana Clara Marczinsk; Édrick Zorzi Mondini; Eliara Borba Pereira; Hiuri Kunz Moretti; Jennifer Basso Mattia; Luis Fernando Barbieri; Luísa Hartmann Cesari; Maria Vitoria Marczinski; Paulo Ricardo Angoneze. Orientador: Prof. Alexei Nowatzki – IFRS Campus Sertão.

II Portas Abertas: conhecendo o Campus Sertão

Simultaneamente à feira, o II IFSertão de Portas Abertas teve visitas guiadas com objetivo apresentar os cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo Campus Sertão, permitindo aos visitantes conhecerem mais sobre as oportunidades oferecidas. Coordenadores e estudantes do Campus planejaram e criaram espaços para divulgação dos cursos, com mostras de trabalhos desenvolvidos.