Turma de ex-alunos comemora 47 anos de formatura com exposição de quadro

Nesta manhã, de 20 de julho de 2021, o Diretor-geral do Campus, profº Odair José Spenthof, recebeu os senhores João Carlos Lottici e Luiz Alberto Aita, formados pelo antigo Colégio Agrícola de Sertão (CAS), para a exposição do quadro de formatura na parede do Campus.

O ex-aluno Luiz Alberto Aita relata que a ideia inicial de confecção do quadro de formados da Turma de 1974, não usual na época da formatura, foi do ex-colega Idanir Antônio Anversa, sendo compartilhada com os demais por meio de um grupo de mensagens instantâneas, criado para que os ex-colegas mantenham contato. Neste grupo, o ex-colega Danilo Luiz Benedetti manifestou que tinha uma foto da antiga turma, a qual foi encaminhada ao estúdio fotográfico que confeccionou o quadro. Compõe a turma 61 formandos, dos quais 31 foram localizados.

Luiz esclarece que “a forma que encontramos para montar o quadro foi com uma foto coletiva, uma vez que seria impossível localizar todos os colegas e que tivessem uma foto individual, sem falar que infelizmente alguns já partiram. Ainda que nem todos possam ser reconhecidos na foto, seja pelo tempo ou pela maneira como foi tirada, ainda assim ela representa o conjunto da turma, até porque todos estão aí nomeados”.

Para Aita expor o quadro na parede do Campus, na data em que comemoram 47 anos de formatura, representa “sem dúvida o resgate de um tempo que jamais será esquecido, e, de saber que foi o primeiro e o mais importante passo de nossas vidas, pois a partir daí cada um fez sua carreira profissional, nos enchendo de orgulho e felicidade em ver retratada aí o começo de tudo, ainda que muitos tenham tomado caminhos e profissões distintas, mas sem dúvida nenhuma jamais esquecendo o tempo vivido no CAS”.

O Diretor-geral, profº Odair, destaca a alegria de estar como Diretor-geral nesta data, presenciando esta ação que demonstra como a passagem pela instituição, seja Escola Agrícola de Passo Fundo, Ginásio Agrícola de Passo Fundo, Colégio Agrícola de Sertão, Escola Agrotécnica Federal de Sertão ou Campus Sertão, foi/é importante na vida dos discentes e na dele própria, uma vez que também é um ex-aluno desta instituição de ensino. Ainda, agradecendo pela iniciativa, Odair frisa que “quem não cultiva a história não tem futuro”.