Geral
Tem início a X Semana Acadêmica do curso Bacharelado em Zootecnia
Entre os dias 9 e 13 de setembro, o curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus Sertão realiza sua X Semana Acadêmica, reunindo especialistas na área e egressos do curso para compartilhar suas experiências e debater temas atuais do setor. A abertura ocorreu na manhã de segunda-feira, (09/09), às 8h30min, com a presença do Diretor de Desenvolvimento Institucional representação a direção-geral, Márcio Luís Vieira, da Diretoria de Ensino, Rosana Corazza, do coordenador do curso, Tomas Weber, e da presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai (CAZAU), Graziele Garmatz.
Após a abertura, o CAZAU promoveu um jogo de perguntas e respostas valendo brindes. Em seguida, teve início a mesa redonda com Elaine Dalberto, responsável técnica pela fábrica de rações COTAPEL; Victória Baldin Silvestri, analista de qualidade do leite na Cooperativa Cotrijal; e Rodrigo Nis Pinós, extensionista da BRF-Lajeado, com moderação da professora Juliana Santos.
À tarde, a partir das 13 horas, ocorre a palestra de Camila Antunes da Silva sobre confinamento bovino marca o início da sequência de apresentações técnicas. Camila, que possui vasta experiência em nutrição de ruminantes, abordará tópicos fundamentais para quem busca iniciar nessa área. Em seguida, Eduardo da Cruz trará inovações no uso de leveduras para nutrição animal, apresentando o potencial desses ingredientes.
Na terça-feira, 10/09, a programação inicia com a palestra de Laura Argenti sobre a relação entre nutrição e saúde intestinal, seguida por Rafael Lazzari que palestrará sobre “Cuidados e Impactos do Manejo Alimentar na Piscicultura”. A partir das 13 horas, a zootecnista Andressa Pelizari discutirá a produção de insetos para alimentação animal e o zootecnista André Mello Cerbaro proferirá a palestra “Avaliação de parâmetros digestivos e comportamentais de equinos alimentados com rações peletizadas produzidas com milho de diferentes granulometrias.”
A quarta-feira, 11/09, inicia com as palestras dos médicos veterinários Felipe Secco, sobre melhoramento genético em bovino de leite, e Maria Eduarda Molossi Horn, que falará sobre “Os desafios da sanidade e reprodução na ovinocultura”. À tarde, os participantes realizarão uma visita técnica na Cabanha São Roque me Mato Castelhano/RS.
Já na quinta-feira, 12/09, o médico veterinário Eder Ghedini falará sobre “Bem estar animal. Postura comercial, produção, beneficiamento e comercialização”, seguido pelo engenheiro agrônomo Lucas Vargas Oliveira que falará sobre “Planejamento e Manejo de Pastagens: Como ser eficiente e sustentável a longo prazo”.
Para finalizar o evento, na manhã de sexta-feira, dia 13 de setembro, o zootecnista Duani Balbinot abordará a “Realidade da apicultura na Serra Gaúcha e aplicação da Zootecnia” e o administrador Roney Andreolla De Rocco compartilhará suas vivências e desafios na extensão rural, refletindo sobre a importância da zootecnia e seu impacto no agronegócio brasileiro.