Geral
Setor de Esporte e Lazer realiza oficina de bocha paralímpica com campeãs nacionais dos Jogos Universitários
O Campus Sertão promoveu, na quarta-feira, 16 de julho, uma oficina de bocha paralímpica. A atividade foi realizada pelo Setor de Esporte e Lazer e contou com a presença de uma bolsista e da professora do projeto Inclusão por Meio da Cultura Corporal do Campus Caxias do Sul, ambas campeãs nacionais dos Jogos Universitários.
Conforme a professora de Educação Física Larissa Zanella, toda a comunidade acadêmica foi convidada a participar da atividade, que teve grande adesão, principalmente dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
O projeto de extensão Inclusão por Meio da Cultura Corporal, desenvolvido pelo Campus Caxias do Sul e coordenado pela professora Heloisa Santini, busca promover a inclusão social por meio da cultura corporal do movimento humano, oferecendo treinamentos em modalidades como paraciclismo, atletismo paralímpico e, atualmente, bocha paralímpica. Com encontros semanais, o projeto é aberto a pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, malformação congênita, lesão medular, esclerose múltipla, entre outras condições. Além de incentivar a prática esportiva, as atividades já renderam resultados expressivos, como medalhas de primeiro lugar no Meeting Paralímpico em Porto Alegre, nos Jogos Escolares Paralímpicos e em festivais realizados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul.