Início do conteúdo

Servidores e estudantes podem se inscrever para seleção da comissão eleitoral do Campus Sertão


Servidores e estudantes interessados em integrar as comissões eleitorais de campus do IFRS poderão encaminhar sua inscrição desta sexta-feira, 18 de agosto de 2023, até terça-feira, dia 22. As comissões vão atuar para regrar, disciplinar e acompanhar a consulta para a escolha de reitor e diretores-gerais de todos os campi a ser realizada neste ano.

Estão entre as atribuições dos membros das comissões eleitorais elaborar normas, disciplinar os procedimentos de inscrição dos candidatos e de votação, definir o cronograma para a realização do processo e supervisionar as ações de divulgação de cada candidatura. Poderão candidatar-se para fazer parte das comissões: docentes e técnico-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente, com lotação no respectivo campus de atuação, e alunos regularmente matriculados.

Cada comissão será composta de: três docentes, três técnicos e três estudantes, sendo que cada segmento terá dois suplentes. Os membros serão escolhidos no dia 29 de agosto, por votação da qual poderão participar também os servidores e estudantes. Esse processo de escolha será coordenado pelos Conselhos do Campus (Concamp), podendo contar com o apoio da Comissão Eleitoral Permanente, ou similar, quando estiver constituída no campus.

Após, será formada ainda uma Comissão Eleitoral Central, com representantes das comissões locais. Todos os detalhes, ficha de inscrição e o cronograma da escolha das comissões eleitorais estão informados no Edital nº 01/2023 da Comissão Especial Para Elaboração de Edital de Constituição de Comissão Eleitoral de Campus do IFRS (CEEEC).

 

Sobre as inscrições

A inscrição será formalizada mediante o encaminhamento ao Conselho do Campus da Ficha de Inscrição (Anexo I do edital) preenchida e assinada pelo candidato.

 

Sobre a comissão eleitoral da Reitoria

Na Reitoria haverá uma subcomissão vinculada à Comissão Eleitoral Central, composta por três representantes técnico-administrativos e subordinada à Comissão Eleitoral Central. Interessados em fazer parte devem também realizar a inscrição no período de 18 a 22 de agosto. Havendo mais candidatos do que vagas, será realizada votação em 29 de agosto.

 

Saiba mais sobre as eleições para reitor e diretores-gerais de campi

O processo eleitoral para reitor e diretor-geral de campus no IFRS ocorre a cada quatro anos. Na reunião do Conselho Superior (Consup) da instituição realizada em 03 de agosto de 2023, foi dado início ao processo para a gestão 2024/2028, o qual, conforme o Decreto 6986/2009, deve ter duração de até 90 dias. O Consup definiu ainda que as eleições deste ano ocorrerão em dois turnos.

 

Sobre os candidatos

Poderão candidatar-se ao cargo de reitor e ao cargo de diretor-geral de campus os servidores que preencherem os requisitos previstos na Lei nº 11.892, de 2008, arts. 12, § 1º, e 13, § 1º.

 

Sobre os eleitores

Estudantes regularmente matriculados e servidores efetivos são considerados aptos a votar. O voto não é obrigatório e é secreto.

 

Sobre as informações das eleições

Acompanhe a página no site do IFRS das Eleições 2023.

Fim do conteúdo