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Servidores e estudantes participam do II Encontro Nacional do EJA/EPT(PROEJA) da Rede Federal


Realizado em Londrina, no norte do Paraná, o encontro teve como objetivos manter atualizados os diálogos intersetoriais e interinstitucionais, as trocas de experiências educativas, a identificação da unidade no diverso, ou seja, daquilo que vai se constituindo como a identidade da EJA-EPT na Rede Federal, bem como, o levantamento dos principais obstáculos que essa modalidade enfrenta nas diferentes instituições da rede. Os diálogos e reflexões fundados nas trocas de experiências permitiram a construção de instrumentos teórico-metodológicos, próprios dessa modalidade e produzirão sistematizações fundamentais para referenciar proposições de políticas institucionais no campo da EJA-EPT.

O evento foi pautado pelos diálogos em torno das realidades e perspectivas da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal, e contou com palestras, apresentações culturais, relatos de experiências de cursos, diálogos com estudantes da EJA-EPT, enfatizando aspectos como: diversidade curricular, currículo integrado, formação de professores, acesso, permanência e êxito na EJA-EPT.

Durante todo o evento, enfatizou-se a importância do diálogo com as múltiplas instâncias educativas para formar uma sólida articulação política, que se coloque ao lado e a serviço da promoção do direito à educação de homens e mulheres para quem esse direito foi ou está sendo historicamente negligenciado no Brasil.

Participaram do evento, representando o Campus Sertão: A coordenadora do Proeja – professora Ivete Scariot, o professor Roger Nunes Fagan, a  servidora  Vanda Aparecida Fávero Pino e as estudantes Rita Tatiane da Silva Miranda e Luciane Campos. O Professor Roger Nunes Fagan apresentou um relato de experiência referente a um trabalho pedagógico aplicado pelo professor e Diretor de Ensino do IFRS – Campus Sertão, Roberto Valmorbida Aguiar, “Adaptação de instrução por pares – Aplicação em turma do Proeja” que se trata de uma  metodologia ativa, que visa promover a interação e o envolvimento dos alunos para um melhor desempenho e aprendizagem. Já a Técnica em Assuntos Educacionais Vanda Aparecida Fávero Pino e a estudante Rita Tatiane da Silva Miranda apresentaram o relato: “Do vazio institucional ao acesso a direitos – luta coletiva no Proeja do IFRS – Campus Sertão”, que aborda a experiência de servidoras do Campus Sertão junto às comunidades quilombolas da Arvinha e da Mormaça na validação do direito de acesso à EJA e ao PROEJA por meio da reivindicação do transporte escolar municipal gratuito no período noturno. Cabe pontuar que  esse relato de experiência, foi convertido em uma proposta aprovada em plenária pelos participantes do evento para todos os cursos de PROEJA da rede federal.

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