Início do conteúdo

Semana Acadêmica de Gestão Ambiental começa com palestra sobre atuação da PATRAM e segue com programação diversificada até sexta-feira


Teve início na noite de segunda (23/06), no Auditório Central do Campus Sertão, a Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. O evento, promovido pela coordenação do curso, acadêmicos e a professora Jéssica Cadore, segue até sexta-feira (27/06) com uma programação gratuita, aberta ao público e com emissão de certificados aos participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença. É possível escolher quais palestras acompanhar e receber certificado específico por cada uma delas. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas por meio do formulário eletrônico: link para o formulário.

A palestra de abertura foi conduzida pelo Major Leandro da Cruz Góis, que apresentou o tema “Atuação da PATRAM na proteção do meio ambiente e a importância da educação ambiental como ferramenta de mudança cultural”. A fala destacou o papel da Patrulha Ambiental da Brigada Militar no combate a crimes ambientais e reforçou a importância da educação como agente transformador de condutas sociais em relação ao meio ambiente.

A programação segue com uma variedade de temas atuais e relevantes. Nesta terça-feira (24/06), o público assistiu às palestras “Biogás: uma solução para a gestão de resíduos e geração de energia”, com Rúbia Passaglia, e “ETE lodos ativados: uma solução sustentável para o saneamento moderno”, com Lizandro da Silva.

Na quarta-feira (25/06), Vandré Barbosa Brião trata das inovações e desafios no “Tratamento de água para abastecimento”. Em seguida, Angélica Fátima Mantelli Streit e Ani Carla Concato abordam a “Importância e desafios da fiscalização ambiental municipal”.

Na quinta-feira (26/06), o foco será no universo acadêmico, com a palestra “Hábitos e técnicas de estudo”, ministrada pelos técnicos administrativos Elaine Pires Salomão e Rodrigo Ferronato Beatrici.

O encerramento, na sexta-feira (27/06), contará com a palestra do docente Roberto Valmorbida de Aguiar sobre um dos temas mais urgentes da atualidade: “Emergência climática”.

A Semana Acadêmica é uma oportunidade de atualização e troca de conhecimentos tanto para estudantes quanto para profissionais e demais interessados nas temáticas ambientais e acadêmicas.

Fim do conteúdo