Início do conteúdo

Segunda edição da Acolhida Cidadã reforça importância das ações afirmativas


Na noite de quarta-feira, 26 de março, aconteceu a segunda edição da Acolhida Cidadã, evento cujo objetivo é acolher os estudantes, apresentar os núcleos de ações afirmativas do Campus Sertão e discutir a importância das políticas públicas de inclusão, permanência e êxito acadêmico. A realização é dos núcleos de ações afirmativas – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) e Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) – em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus.

Inicialmente previsto para ocorrer na sala A105 do prédio central, o evento foi transferido para o auditório central devido à grande procura. A Acolhida Cidadã contou com a participação de estudantes, servidores e integrantes dos núcleos de ações afirmativas. Além de apresentar o trabalho realizado pelos núcleos, foi debatida a importância das políticas públicas de ações afirmativas, da permanência e êxito e da Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência. Na oportunidade, foram divulgadas as cartilhas de Enfrentamento às Violências de Gênero e de Enfrentamento do Racismo no IFRS.

Conforme o coordenador do NEABI, Leandro da Silva Friedrich, durante o encontro os estudantes foram incentivados a compartilhar experiências e demandas, promovendo um espaço de escuta ativa e fortalecimento da comunidade acadêmica.

Confira as fotos da II Acolhida Cidadã e acesse as cartilhas nos links abaixo:

Fim do conteúdo