“Se você fosse um símbolo seria…”: Técnico em Comércio na modalidade Proeja realiza Mostra Artística

Estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Comércio na modalidade Proeja desenvolveram trabalhos na disciplina de Artes ministrada pela professora Elisa Iop, os quais  se transformaram numa Mostra Artística. O principal objeto de estudo foi o conceito de Cultura/Arte/Estética e de Fragmentos da História da Arte. A montagem da mostra teve o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus. Conforme a professora Elisa, tendo como referência o conceito de cultura enquanto aprendizagem cultural baseada em símbolos (Clifford Geerzt, 1973), os estudantes foram desafiados a realizar um desenho que respondesse a seguinte pergunta: “se você fosse um símbolo seria…”.

Elisa destaca que o conhecimento sobre períodos da história da arte (pré-história, díade antiga, idade média e idade moderna) culminou na realização de releituras sobre imagens dos respectivos períodos. “Como no Renascimento o autorretrato se tornou popular (século XV ao XVIII,) pois o ser humano tornou-se o centro das preocupações, ao contrário da era medieval (religião), os estudantes foram convidados a realizarem os seus autorretratos tendo como tema sonhos, desejos, expectativas em relação ao futuro profissional”, observa.

O estudo da história da arte brasileira, especificamente da pré-história resultou na realização de pinturas com tintas naturais (terra, beterraba, açafrão, carvão, etc), pois os trabalhos desenvolvidos em torno da arte indígena já foram apresentados na mostra artística em comemoração ao “Dia dos Povos Indígenas” (etnia Kaingáng). “Também estudamos a Arte Moderna Brasileira a partir da produção de desenhos e textos poéticos que tematizam a cultura brasileira, mas apresentam influências de movimentos artísticos de arte moderna (surrealismo, pontilhismo, expressionismo, fauvismo, etc)”, acrescenta a professora.  O espaço da mostra também contempla a proposição de intervenções artísticas realizadas pelos estudantes a partir da técnica conhecida como “Bombardeio de fios” e dos Stickers.

A mostra artística pode ser visitada no hall de entrada do prédio central do até o dia 16/05.