Salão do IFRS terá palestras, atividades culturais e mostras

O maior evento do IFRS está chegando! O Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino será adaptado ao ambiente on-line, devido à pandemia de Covid-19, mantendo a proposta de promover a troca de conhecimentos e a divulgação dos projetos desenvolvidos por estudantes e servidores dos 17 campi e da Reitoria. Com o tema central “Conectados pela Ciência”, a quinta edição ocorrerá entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2021.

Palestras, atividades culturais, mostras de produtos e de inovações ocorrerão paralelamente às sessões de apresentações de 561 trabalhos de pesquisa, extensão, ensino, pós-graduação, inovação e indissociáveis inscritos. O ambiente virtual estará segmentado em palco principal e em salas de apresentações.

E como outra característica tradicional do Salão é o encontro entre pessoas dos diferentes campi, mesmo nesta edição virtual, não poderia ser diferente: haverá também momentos para bate-papo entre os participantes, por meio de uma funcionalidade da plataforma. Outro diferencial será a manutenção do Espaço Kids, voltado a filhos de servidores e estudantes participantes. Em uma sala virtual, serão disponibilizados vídeos infantis e sugestões de atividades para as crianças.

Apenas os inscritos no evento terão acesso à plataforma. No entanto, após o Salão, as gravações das atividades serão divulgadas em playlists no canal IFRS-Oficial do YouTube.

O Salão congregará sete eventos: 9º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 8º Seminário de Extensão (Semex); 7º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 5º Seminário de Pós-Graduação (5º SPG); 5º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Mostra dos Produtos da Pós-graduação (MPPG). Acesse o site desta edição.

Confira a programação prévia do 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS:
QUARTA-FEIRA – 16/12

9h – Cerimônia de Abertura

9h30min – Palestra “Conectados pela Ciência”

10h30min – Orientações gerais sobre o evento

Palco principal:

13h30min – Painel “O que a Iniciação Científica mudou na sua vida?”

15h30min – Palestra “Desafios para a Internacionalização”

Salas Paralelas – SEMEX:

13h30 às 18h – Apresentação dos trabalhos

QUINTA-FEIRA – 17/12

Palco principal:

9h – Painel “Curricularização da Extensão: perspectivas para o IFRS”

Sala Especial:

9h – Bate-papo sobre a Política de Arte e Cultura do IFRS

Salas Paralelas – SICT:

9h às 12h – Apresentação dos trabalhos

Palco principal:

13h30min – Palestra “Por que fazer Ciência em tempos de Pandemia?”

15h – Intervalo: Apresentação do NuMem – Núcleo de Memória do IFRS

15h30min – Palestra “A Curricularização da Extensão e a Política de Nacional de Extensão”

Salas Paralelas – SICT + Mostra de Inovação + Seminário de Pós-Graduação + Mostra de Produtos Educacionais:

13h30 às 18h – Apresentação dos trabalhos

SEXTA-FEIRA – 18/12

Palco principal:

9h – Palestra ”A inovação como estratégia de desenvolvimento”

10h – Intervalo: Apresentação do Integra – Portal da Inovação do IFRS

10h30min – Palestra “Como posso empreender em tempos de crise?”

Salas Paralelas – SEMEPT + Indissociáveis:

9h às 12h – Apresentação dos trabalhos

Palco principal:

13h30min – Painel “Desafios para a Economia 4.0”

15h15min – Encerramento