Revista Viver tem três artigos do Campus Sertão

Com o tema “Projetos de extensão no auxílio ao combate à Covid”, foi lançada na manhã desta terça-feira, 22 de junho, durante o Extensão em Diálogo, a 9ª edição da Revista Viver IFRS.

Esta edição conta com três artigos escritos por servidores e estudantes do Campus Sertão:

E-lixo: um projeto de extensão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

(Lis Ângela De Bortoli, Ana Sara Castaman)

Este artigo apresenta o Projeto de Extensão “E-lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental”, que tem por finalidade conscientizar a comunidade de Sertão sobre o lixo eletroeletrônico produzido e a importância de um destino adequado para estes equipamentos. Mostra a experiência desenvolvida entre 2015 a 2019 na Comunidade de Sertão. Os resultados indicam que o projeto contribuiu significativamente para a conscientização da Educação Ambiental, bem como na formação humana e profissional dos estudantes bolsistas.

Centro de Tradições Gaúchas – CTG Tropeiros da Cultura: preservando nossa tradição e divulgando nossa instituição

(Dagmar Pedro Tamanho, Ivone Taderka, João Anselmo Meira, João Gabriel Assumpção, Luana Borges e Silva, Maria Eduarda Eilert, Silvar Antônio Botton, William Riboldi Santiago)

O projeto de extensão “Atividades artísticas e culturais através de danças tradicionais gauchescas”, apresenta o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Cultura. O grupo foi criado em 1975 por um grupo de servidores e discentes do antigo Colégio Agrícola de Sertão (atual IFRS Campus Sertão) e possui como principais objetivos, promover, preservar, resgatar e divulgar a história da tradição gaúcha na comunidade interna e externa do campus , por meio de apresentações de danças e oficinas, além de estender os valores e princípios do tradicionalismo cultuados internamente no CTG à vida acadêmica, pessoal e/ou profissional de seus integrantes. Atualmente, o grupo desenvolve atividades relacionadas com danças tradicionais gauchescas, coreografias, danças birivas, declamações, dentre outras.

Projeto extensionista: fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes a partir de ações socioeducativas

(Ana Sara Castaman, Andréia Paula Franceschi Machado)

Este relato tem por finalidade apresentar o projeto de extensão intitulado “Práticas educativas: fortalecimento de laços afetivos entre os usuários participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas”, o qual tem como objetivo desenvolver  práticas socioeducativas, de modo a favorecer o desenvolvimento de autonomia, de sociabilidades, de fortalecimento de vínculos sociais e familiares e de prevenção de situações de vulnerabilidades e risco social dos participantes da referida instituição. Pauta-se em um relato de experiência que versa acerca das ações socioeducativas empreendidas durante o projeto extensionista. Nota-se, a partir das ações mediadas, transformações comportamentais nos participantes, no que tange à comunicação, à participação, ao interesse e à responsabilidade, bem como vislumbra-se nos diálogos e nas reflexões alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidades e estratégias para desenvolvimento da autonomia. O projeto de extensão ainda tem beneficiado no que concerne à formação continuada da bolsista.

Confira a revista na íntegra.