Revista Cocar conta com artigo do Campus

O artigo Abordagem humanista: considerações sobre uma escola de ensino fundamental, de autoria da professora Ana Sara Castaman e da estudante Angélica Tommasini, matriculada no curso de Pós-Graduação Lato sensu – Especialização em Teorias e Metodologias da Educação, foi publicado pela Revista Cocar, periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará.

O estudo teve por objetivo conhecer os conceitos da teoria humanista, de modo a identificá-los em um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola municipal de ensino fundamental. Assim, pautou-se metodologicamente em uma abordagem qualitativa de objetivos exploratória, a partir da técnica bibliográfica e documental. Analisou-se o PPP da Escola de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, situada na cidade de São Paulo/SP. A partir dos dados coletados realizou-se uma análise de conteúdo quanto a escola, ao professor, ao aluno e as metodologias. Após análise e discussão dos dados, percebeu-se no documento contribuições da teoria humanista na formação humana e crítica dos indivíduos inscritos naquele espaço educacional democrático, para que sejam protagonistas no processo de aprendizagem.

A professora Ana Sara destaca que a publicação é fruto do aprimoramento, realizado no período de pandemia, de um ensaio elaborado a partir das mediações teórico-práticas desenvolvidas na Unidade Curricular de Teorias da Aprendizagem, na Pós-Graduação Lato sensu – Especialização em Teorias e Metodologias da Educação.

Sobre a Revista: Revista Cocar é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica, em fluxo contínuo, trabalhos de ciências humanas, com ênfase em educação, na forma de artigo, relato de pesquisa ou experiências educacionais e resenha de livro. Qualis CAPES: A4. Veja mais AQUI.