Resgate de Memórias no XIV Encontro de Ex-alunos e Ex-servidores

Ao findar a tarde do dia 18 de maio, já exitoso por reunir no Campus Sertão cerca de 500 ex-alunos e ex-servidores, o Memorial recebeu a visita de Josiane Roman, uma das quatro mulheres formandas da turma de 1999 do Técnico em Agropecuária da Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Acompanhada por seu marido e filho, ela visitou a exposição Fragmentos da nossa história e contou à Equipe do Memorial momentos importantes que marcaram sua trajetória na instituição. Ao terminar a visita e repleta de lembranças, nos contou muitas histórias e prometeu enviar outras. E com alegria as recebemos por e-mail durante a semana que se seguiu ao encontro! Além de fotografias de sua época de estudante, um emocionante depoimento completava as memórias que partilhava.

Pensando na ação de Josiane, o Memorial do IFRS – Campus Sertão abre espaço para que, assim como ela, outros ex-alunos e ex-servidores mandem seus depoimentos. Assim, poderemos construir parte da história da instituição a partir das memórias de quem passou pelo campus! Contamos com a participação de todos e deixamos parte do depoimento da ex-aluna Josiane como inspiração para novos testemunhos!

“(…) a EAFS é muito importante na minha vida; foi difícil, havia preconceito, etc, mas venci! Hoje trabalho como técnica agrícola na Emater, tenho profissão graças a essa escola. Saí lá do interior de São Valentim, município pequeno, e a escola abriu meus olhos para o mundo.

Gostaria de contar que fui estudar ali porque tive um professor de técnicas agrícolas, de 5ª a 8ª série, que também se formou na EAFS (Claudinei Baldissera). Ele levou nossa turma para conhecer a escola e foi paixão a primeira vista! Depois que estudei ali, motivei vários vizinhos e parentes para que fossem estudar ali. Rafael Capelari, Cristiano Caron, Felipe Bogo, Gilmar Borsa, e também meu irmão Marcos Aurélio Roman, foram alguns desses.

Como é bom relembrar… confesso que as lágrimas escorrem… éramos uma família e agora, graças ao watts e face, estamos nos juntando novamente. Ainda estamos em busca de uns 10 “desaparecidos” da nossa turma, que eram 110. Mas ainda vou encontrar! (…)”

Texto: Memorial do IFRS – Campus Sertão

Contato: [email protected] e www.facebook.com/MIFRSCS/