Representação estudantil na gestão do Campus e do IFRS

Enquanto estudante do Campus Sertão e do IFRS, o discente tem o direito e o dever de participar das decisões da instituição. Para tanto, é necessário a ativa participação das representações estudantis.

Os discentes elegem seus representantes por meio de votação e estes – os representantes eleitos – devem consultar a comunidade estudantil quanto às decisões a serem tomadas nas instâncias consultivas, normativas e deliberativas. Ser um representante é uma grande responsabilidade, afinal, o representante fala em nome de um grupo de pessoas com opiniões diversas e nem sempre convergentes.

No IFRS, a instância consultiva, normativa e deliberativa de maior hierarquia (o órgão máximo da instituição) é o Conselho Superior (CONSUP) – formado por representações de todos os campi do IFRS. O CONSUP é composto por representantes da comunidade interna (discentes, docentes, técnico-administrativos e diretores-gerais), do Ministério da Educação, da sociedade civil e dos egressos. Tem como presidente o Reitor da instituição.

No Campus, a instância de maior hierarquia é o Conselho de Campus – formado por representantes da comunidade interna (discentes, docentes e técnico-administrativos), da comunidade externa e dos egressos. Tem como presidente o Diretor-geral do Campus.

Ainda, no Campus há participação de representações estudantis nas comissões avaliativas das ações/projetos de ensino, pesquisa e extensão, nos colegiados dos cursos, nos conselhos de classe e nas comissões eleitorais. Os discentes também são convidados a participar da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), dos núcleos de ações afirmativas, da comissão da assistência estudantil, entre outros.