Reitor e pró-reitores do IFRS cumprem agenda em Sertão

O Campus Sertão recebeu na quinta-feira, dia 30 de agosto, o Reitor do IFRS Júlio Xandro Heck e os Pró-reitores de Desenvolvimento Institucional Amilton de Moura Figueiredo, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Eduardo Girotto, e de Administração Tatiana Weber.

A agenda iniciou pela manhã, às 8 horas, numa reunião com a equipe diretiva do Campus no auditório do Centro Administrativo. Durante essa reunião, foi entregue ao Reitor o projeto para criação do curso de Medicina Veterinária no Campus.

Às 10 horas, o Reitor, os Pró-reitores e a equipe diretiva do Campus fizeram uma visita à Prefeitura Municipal de Sertão. O Reitor Júlio Xandro Heck reafirmou o compromisso do IFRS com a conclusão da obra, destacando que todas as possibilidades de viabilização de recursos extraorçamentários estão sendo buscadas e que a Instituição considera a obra uma prioridade. Conforme o reitor, uma reunião já está agendada com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – para expor a necessidade de recursos extraorçamentários para conclusão da obra.

O projeto teve várias dificuldades desde o início de sua execução, a principal delas foi a falência da construtora vencedora do primeiro processo licitatório da obra, seguida pelos cortes de recursos para investimento. Em 2017, a partir da possibilidade de liberação de um Termo de Execução Descentralizada (TED) de nº 6319, encaminhada junto ao MEC/SETEC, recurso extraorçamentário e exclusivo para conclusão da obra, os setores competentes do Campus Sertão e da Reitoria se debruçaram prioritariamente na tarefa de regularizar o processo para que o recurso pudesse ser liberado. Foi realizada a atualização das planilhas orçamentárias de custos da obra, a revisão do projeto e complementação da documentação necessária, dentro dos prazos exigidos, sendo enviado para parecer jurídico da Procuradoria do IFRS, em 02 de outubro de 2017 e, cujo parecer jurídico opinando pela possibilidade de prosseguimento do processo licitatório foi emitido em 10 de outubro de 2017, condicionando a liberação de crédito orçamentário (recurso) para permitir a publicação do Edital de Seleção da empresa para conclusão da obra. Assim, falta a destinação de recursos para a execução.

Esse assunto foi retomado à tarde, a partir das 13h30min, com os servidores e estudantes do Campus Sertão no auditório José Leocyr Dornelles Minussi. Também foi pauta da reunião o orçamento do IFRS para o ano de 2019 e a redução dos recursos destinados ao Campus. O Reitor e os Pró-reitores responderam a questionamentos e ouviram sugestões e opiniões dos servidores e estudantes presentes.