Início do conteúdo

Registros da geada no Campus


Nos últimos dias foram registradas geadas no IFRS – Campus Sertão. O fenômeno, que traz belas imagens, pode causar danos às plantas.

 

Conforme explica o professor Sergiomar Theisen, existem dois tipos de geada: a geada negra, que é o congelamento das plantas sem a formação dos cristais de gelo em sua superfície, e a geada branca, mais conhecida, que é a formação dos cristais de gelo dentro e fora da planta. Ambas causam danos, pois o congelamento provoca a ruptura das membranas internas das células, causando o colapso total onde atingir. Esse colapso fica evidente na aparência das plantas após a geada.

 

A professora Rosilene Lehmen destaca que, embora a geada traga prejuízos às plantações, ela quebra ciclos de pragas, doenças e plantas daninhas nas lavouras. Ainda, lembra que muitas plantas precisam do frio para entrar em reprodução.

 

Nessa época, a fim de atenuar os danos da geada, o professor Sergiomar Theisen ensina que se deve melhorar a nutrição das plantas, inserindo adubos como o cloreto de potássio, que dificulta o congelamento das plantas, reduzindo a ruptura de tecidos celulares.

 

Fim do conteúdo