Promoção da Dignidade Menstrual: dispensers com absorventes são instalados nos banheiros do Campus

A união de dois projetos desenvolvidos no Campus gerou uma importante iniciativa: a instalação de dispensers de absorventes descartáveis nos banheiros. Essa ação é do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) em parceria com o Projeto Sertão Maker.

Conforme a Assistente Social e integrante do NEPGS, Vanessa Carla Neckel, uma pesquisa realizada no Campus por meio do Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual do IFRS indicou que 75% dos estudantes respondentes que menstruam escondem o pacote quando precisam trocar o absorvente. Um percentual alto, o qual evidencia que a menstruação no contexto escolar/acadêmico ainda é motivo de constrangimento ou vergonha.

Buscando aliar a distribuição dos absorventes do Projeto Dignidade Menstrual à realidade do Campus, além da entrega aos 78 estudantes cadastrados no primeiro semestre de 2023, o NEPGS ponderou sobre a disposição de absorventes nos banheiros da instituição. Era preciso encontrar um meio de tornar essa disposição viável e é aí que entra em cena o projeto Sertão Maker. Foi o Sertão Maker que desenvolveu e construiu os dispensers a partir da impressão em 3D.

Foram instalados sete dispensers de absorventes nos banheiros femininos do prédio central, do A13 (1ª andar), do A14 (1ª andar), da biblioteca, do restaurante, do ambulatório e da Coordenação da Residência Estudantil. A intenção, segundo Vanessa, é compartilhar o projeto dos dispensers de absorventes com os outros campi do IFRS, ampliando a iniciativa.

Precisou de absorventes? Procure um dos dispensers instalados nos banheiros do Campus. Os absorventes são gratuitos e podem ser retirados nos locais sempre que for necessário.

Menstruação ainda é tabu

No levantamento realizado para o Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual, alguns dados apurados demonstram que a menstruação ainda é um tabu.  Ao mesmo tempo que 90,4% dos estudantes respondentes dizem sofrer com cólicas no período menstrual e 69,2% necessitam tomar remédio para dor, 67,3% afirmam que já tiveram a dor subestimada.

A menstruação ainda impede a realização de muitas atividades. 73,1% já deixaram de fazer alguma coisa no período menstrual, seja exercícios físicos ou, até, atividades de lazer e frequência nas aulas. Dado que está diretamente relacionado ao percentual de 63,5% dos respondentes que dizem não se sentirem confortáveis no período.

A pesquisa demonstrou, ainda, a relevância do Projeto Dignidade Menstrual, pois 73,2% dos estudantes respondentes utilizam absorventes descartáveis e 61% afirmam que o gasto com absorvente afeta a vida financeira.