Geral
Projetos de extensão e grupo de pesquisa promovem oficinas integradas à bovinocultores de leite
Nos dias 14 e 21 de novembro de 2019, realizaram-se oficinas com bovinocultores de leite dos municípios de Benjamin Constant do Sul e Alto Alegre, respectivamente.
As oficinas foram organizadas pelo projeto de extensão Orientação para o manejo da produção e uso racional de recursos alimentares para rebanhos leiteiros, coordenado pelo professor Elísio de Camargo Debortoli, e apoiadas pelo projeto de extensão Práticas para a melhoria da qualidade e higiene do leite, coordenado pela professora Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach, e pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragens, coordenado pelo professor Jorge Nunes Portela.
Os municípios escolhidos (Benjamin Constant do Sul e Alto Alegre) são residência dos bolsistas do projeto de extensão Orientação para o manejo da produção e uso racional de recursos alimentares para rebanhos leiteiros João Daniel Broch e Aloísio Giacomel, acadêmicos do curso de Zooctenia e filhos de produtores de leite. Os bolsistas estão desenvolvendo atividades em suas comunidades de origem desde maio de 2019, tendo visitado 21 propriedades para coleta de informações e preparação das oficinas, de acordo com a demanda de cada região.
A oficina do projeto de extensão Práticas para a melhoria da qualidade e higiene do leite foi ministrada pela bolsista Edriane Mara Sbardelotto, acadêmica do curso de Zootecnia. E, a oficina do Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragens foi apresentada pelo acadêmico do curso de Zootecnia Tainã Girardi.
O professor Elísio destaca que “As oficinas culminaram no encerramento da referida ação de extensão, visando a aproximação dos discentes com a realidade produtiva, especialmente, com a interação dos acadêmicos com suas comunidades de origem”.