Geral
Projeto do Campus é destaque na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica
Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, a 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) reuniu mais de 400 projetos inovadores de 56 instituições na Arena BRB – Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) foi representado por oito projetos, incluindo o projeto de extensão do Campus Sertão, Peçonhentos e Venenosos: Extensão Universitária Sobre Animais de Interesse Médico.
Gabriela Lins Superti, bolsista do projeto e aluna do 2º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão, representou o projeto no evento. De acordo com a professora Luciani Figueiredo Santin, ex-coordenadora do projeto e atual chefe do Departamento de Extensão, o estande, que abordou a identificação e manejo seguro de animais peçonhentos, atraiu grande atenção, recebendo visitantes de forma praticamente ininterrupta durante os três dias de programação.
O projeto contou com uma exposição de exemplares fixados e modelos em resina de animais peçonhentos e venenosos (serpentes, escorpiões, aranhas, sapos, lacraias). Os visitantes puderam manusear os exemplares e receberam orientações sobre identificação das espécies e os cuidados necessários para evitar acidentes.
A SNEPT é um dos maiores eventos do Brasil voltados à educação profissional e tecnológica, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da pesquisa e extensão. Esta edição destacou a diversidade de iniciativas apresentadas por redes federal, estadual, privada e os serviços nacionais de aprendizagem.
Para mais detalhes sobre a participação do IFRS, acesse a matéria completa publicada no site da Reitoria.