Projeto de extensão do Campus promove discussão sobre arte e diversidade em escolas da região

O projeto de extensão Arte e Diversidade do Campus Sertão promoveu uma atividade na Escola Municipal D. João Becker de Ipiranga do Sul com o objetivo de abordar a genética para discutir a diversidade entre os alunos do 5º ano. A ação aconteceu na terça-feira, 14 de maio, e foi realizada pela coordenadora do projeto, a docente Lilian Claudia Xavier Cordeiro, e pelos bolsistas Guilherme Amarante, do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática; Otávio Franco, do curso Licenciatura em Ciências Biológicas; e Caroline Corbari, do curso de Tecnologia em Agronegócio.

A primeira parte da atividade foi conduzida pelo bolsista Otávio, o qual explicou o conceito de genética em uma apresentação de 25 minutos. Posteriormente, os alunos participaram de uma oficina criativa e confeccionaram seus próprios “Passaportes Familiares”. Durante a oficina, que teve duração de 30 minutos, os estudantes elaboraram caderninhos contendo fotos e desenhos de si mesmos, além de detalhes sobre suas características físicas, como cabelo, olhos, pele, altura e orelhas. O projeto foi ainda mais longe ao envolver a análise das características físicas dos pais, avós e bisavós, tanto maternos quanto paternos, para percepção das próprias características físicas e a conexão com as da família, facilitando a compreensão das diferenças e diversidades no âmbito familiar.

Com a construção do “Passaporte Familiar”, incluindo a colagem de fotografias familiares, os 23 alunos puderam interagir  e compreender que todos somos diferentes, devido às questões hereditárias e que isso não determina que ninguém será mais, ou menos  importante por causa de sua aparência.