Início do conteúdo

Projeto de Extensão desenvolve e-book


O Projeto de Extensão “Quem vai cuidar da Mimosa? Sucessão familiar na bovinocultura de leite”, coordenado pela professora Raquel Breitenbach, entre outras ações, produz materiais didáticos destinados a crianças e adolescentes, com orientações e conhecimentos sobre a bovinocultura de leite.

A produção destes materiais tem como objetivo incentivar à permanência das novas gerações no campo e resultou no livro em formato digital Cuidando da Mimosa. Nessa primeira edição, o e-book apresenta os principais cuidados com as terneiras leiteiras, desde o nascimento até se tornarem novilhas aptas para reprodução, divididos em três partes:

  • Parte 1 – traz os cuidados com a terneira leiteira do nascimento ao desmame, com dicas importantes de como cuidar da terneira ainda antes do nascimento (ou seja, alguns cuidados com a sua mãe), além de informações sobre procedimentos a serem realizados no nascimento e nos primeiros dias de vida;
  • Parte 2 – trata dos cuidados com a saúde e alimentação da terneira, com informações sobre a prevenção e o tratamento das principais doenças que podem prejudicar seu desenvolvimento; e
  • Parte 3 – fala da fase em que a terneira se torna novilha, ou seja, quando ela está pronta para reproduzir, gerando novas terneiras, e enfatiza os devidos cuidados para garantir o seu bem-estar e a produtividade.

Além da coordenadora do projeto, contribuíram na construção do e-book as estudantes e ex bolsistas Aliei Maria Menegon, Gabriela Cenedeze, Caroline Citta Mazocco e Janaína Sauthier. A revisão técnica foi realizada pela professora Rosângela Poletto.

Receba o e-book, gratuitamente, enviando e-mail para [email protected] ou para [email protected] com o assunto: Cuidando da Mimosa.

*O e-book será enviado por e-mail porque seu tamanho ultrapassa o limite máximo de arquivo deste site.

Fim do conteúdo