Geral
Projeto de equoterapia representa o Campus na 43ª edição do Seurs
O Campus Sertão marcou presença na 43ª edição do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizada entre os dias 22 e 25 de julho de 2025, em Lages/SC, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento reuniu projetos de extensão de instituições públicas de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com o tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, o seminário discutiu o papel das práticas extensionistas diante da sindemia global identificada pela The Lancet Commission on Obesity (2019), que relaciona as crises de desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.
Um dos nove trabalhos apresentados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), foi o projeto do Campus Sertão “Galopando para o desenvolvimento: equoterapia na educação municipal de Sertão/RS”, apresentado pelo estudante do curso Bacharelado em Zootecnia, Fermino Copatti Graboski, sob orientação da professora Migacir Trindade Duarte Flôres.
O trabalhou abordou as atividades no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo, evidenciando a contribuição do método terapêutico para a inclusão social e o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades específicas e em situação de vulnerabilidade. A equoterapia utiliza o cavalo como instrumento pedagógico, envolvendo profissionais das áreas da Educação, Saúde e Equitação.
Além do acadêmico Fermino Copatti Graboski, também participou do Seurs a professora Migacir Trindade Duarte Flôres.
📸 Confira o álbum de fotos do Seurs.