Início do conteúdo

Projeto da Equoterapia do Campus Sertão é destaque na Semana Acadêmica de Pedagogia do Campus Alvorada


O projeto de Equoterapia do Campus Sertão foi destaque na II Semana Acadêmica de Pedagogia do IFRS – Campus Alvorada, abrindo o evento com a apresentação de dois trabalhos.

As ações afirmativas além das práticas escolares foram o tema da Semana Acadêmica, envolvendo questões referentes à inclusão, saúde, interculturalidade, direito social e noite do brincar, temas que vão ao encontro dos projetos e ações desenvolvidas no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo.

O primeiro trabalho apresentado foi referente às contribuições da pedagogia como intervenção interdisciplinar na equoterapia, apresentado pelos bolsistas Vinícius Juliano Pauwels e Emily Duart Basso, que relataram sobre a concepção do pedagogo diante do aspecto educacional e sobre como a pedagogia pode contribuir nas sessões de equoterapia desenvolvendo atividades adequadas, individualizadas ou em grupo para cada praticante.

Em seguida, os acadêmicos Fermino Copatti Graboski e Andrieli Rampasio, apresentaram um trabalho sobre a importância da formação do pedagogo para atuação na equoterapia, demonstrando que este profissional tem conhecimentos sobre a educação, sobre a aprendizagem e sobre o desenvolvimento humano, sendo essencial na equoterapia, pois fornece os conhecimentos e as habilidades necessárias para desenvolver um trabalho eficaz e eficiente.

O coordenador do Centro de Equoterapia do Campus Sertão, professor Marcos Antonio de Oliveira, acompanhou os acadêmicos no evento e finalizou as apresentações, exibindo um vídeo do trabalho desenvolvido e respondendo a diversos questionamentos apresentados pelos estudantes que lotaram o auditório do Campus Alvorada e manifestaram interesse em visitar e conhecer o Centro em Sertão.

Fim do conteúdo