Projeto coordenado por professor do Campus é contemplado em Chamada Universal CNPq

O projeto de pesquisa coordenado pelo professor Josimar de Aparecido Vieira, denominado Concepções epistemológicas e práticas de pesquisas presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foi um dos selecionados na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (Universal 2021), que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

Com o objetivo de analisar concepções epistemológicas e práticas de pesquisas institucionalizadas nos IFs do Rio Grande do Sul, na área de ciências humanas, em programas de iniciação científica e tecnológica, de incentivo à pesquisa e inovação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o projeto tem o propósito de produzir dados que possam contribuir para qualificar o processo de produção da pesquisa que ocorre nos IFs do Estado.

Trata-se de um projeto com duração de três anos que conta com a participação de sete pesquisadores: Prof. Adair Adams (IFRS – Campus Vacaria), Profª. Dra. Carina Tonieto (IFRS – Campus Ibirubá), Profª. Dra. Cristhianny Bento Barreiro (IFSul – Campus Pelotas), Prof. Dr. Ivan Carlos Bagnara (IFRS – Campus Erechim), Profª. Dra. Josiane Carolina Soares Ramos Procasko (IFRS – Campus Porto Alegre), Prof. Dr. Josimar de Aparecido Vieira (IFRS – Campus Sertão – coordenador), Profª. Dra. Marilandi Maria Mascarello Vieira (Unochapecó) e Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher (IFFar – Campus Jaguari).

Além desses pesquisadores, o projeto contará com um estudante bolsista de Iniciação Científica que será escolhido em breve.

O financiamento deste projeto pelo CNPq permitirá aperfeiçoar o desenvolvimento da EPT nos IFs do RS como processo educativo e investigativo. Contribuirá para o planejamento e avaliação da produção de pesquisas na área de ciências humanas, estendendo seus benefícios às instituições de ensino que atuam com a EPT e à comunidade em geral. Isso significa aprimorar o processo de produção, desenvolvimento e transferência de tecnologias sociais, contribuindo para com o próprio CNPq onde poderá dispor de indicadores sobre as produções científicas que estão sendo desenvolvidas pelos IFs.

Os relatórios técnico-científicos oriundos desta investigação serão disseminados por meio de publicações em periódicos especializados (nacional e internacional), em comunicação e publicação em anais de eventos relacionados com a educação que são realizados no Brasil e em outros países, assim como publicação de livros (e-books) que serão organizados pelos pesquisadores. Além do acesso livre e gratuito aos periódicos e e-books, o público em geral e as comunidades acadêmicas do conjunto de instituições de ensino que atualmente formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assim como instituições do das demais redes (estaduais, municipais e privadas) disporão de dados que contribuirão para o planejamento e implementação da pesquisa e inovação na educação profissional e tecnológica.