Professores do Campus são agraciados com o prêmio de melhor artigo no XII Congresso Brasileiro de Informática em Educação

Os docentes Emerson Rogério de Oliveira Junior e Lis Ângela De Bortoli, do Campus Sertão, tiveram seu trabalho de pesquisa escolhido como “Melhor Artigo” da trilha de Pensamento Computacional no XII Congresso Brasileiro de Informática em Educação, que ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 06 a 10 de novembro de 2023. O artigo intitulado “Proposição de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para idosos” tem a autoria conjunta com os orientadores do curso de Doutorado dos docentes, professores doutores Adriano Pasqualotti, Henrique Gil (IPCB) e Ana Carolina Bertoletti De Marchi.

O artigo premiado apresenta a proposição de uma sequência didática baseada nos pressupostos do pensamento computacional para pessoas idosas. Conforme o docente Emerson Rogério de Oliveira Junior, o método empregado envolveu a definição, aplicação e avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. “O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades pedagógicas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos e maior socialização”, destaca o docente.

Em breve, a publicação do artigo será feita nos anais do evento, no link: https://sol.sbc.org.br/index.php/cbie