Início do conteúdo

Professora do Campus Sertão participa de publicação de livro sobre cultivo de Milho e Sorgo


A professora Noryam Bervian Bispo é uma das autoras do livro Informações Técnicas para o Cultivo do Milho e Sorgo na Região Subtropical do Brasil: Safras 2019/20 e 2020/21, recentemente publicado pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo.

O livro é resultado da MISOSUL –  Reunião técnica Sul-brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo, evento que conta com a participação da professora Noryam na comissão organizadora além de integrar o comitê científico responsável pela publicação.

A publicação tem como objetivo apresentar estratégias para aprimorar o cultivo e aumento de produção desses cereais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, destacando os principais trabalhos científicos apresentado no evento.

Segundo a professora, MISOSUL é a primeira Reunião que engloba os três Estados da região Sul do Brasil, que baseiam a sua produção no milho de primeira safra (ao contrário do restante do país, em que cresce a produção do milho de segunda safra, ou safrinha). No evento responsável pela publicação, foram discutidas as novas tecnologias envolvendo as duas culturas nas mais diferentes áreas, como solos, manejo de plantas, controle de doenças, insetos e plantas daninhas, melhoramento das espécies dentre outros. Na oportunidade, a aluna Bianca Oliveira Machado, egressa do curso de Agronomia do Campus e orientada pela Professora Noryam recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Melhoramento, Pós-colheita e Tecnologia de sementes do evento, o que muito nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo nas pesquisas envolvendo essas culturas.

Os anais do evento podem ser consultados através do site http://www.abms.org.br/misosul/paginas/index.php , onde em breve também estará publicado o livro com as informações técnicas destas culturas.

Por enquanto, o livro pode ser encontrado AQUI.

A cultura de Milho no RS

A cultura do milho para o Rio Grande do Sul apresenta significativa importância socioeconômica, ocupando aproximadamente 15% do total das áreas semeadas com cultivos de primavera-verão somando as áreas destinadas para a produção de grãos e para silagem. O milho é matéria-prima fundamental para as cadeias produtivas de aves, suínos, leite e, em menor proporção, na pecuária. (informações do livro, pag. 20).

A cultura de Sorgo no RS

O Rio Grande do Sul, no ano safra 2019/20 deverá colher 11,8 mil toneladas de sorgo. Os dois anos de maior produção foram registrados em 1987 e em 2000 com produção de 264 e 145 mil toneladas, respectivamente. A área projetada para 2020 é de 4,1 mil ha com um rendimento médio esperado de aproximadamente três mil kg/ha, similar ao rendimento nacional. (informações do livro, pag. 28)

Fim do conteúdo