Professora do Campus apresenta artigo sobre o Projeto Shark Tank TMSI em evento internacional

A professora Cheila Bombana do Campus Sertão apresentou o artigo Projeto Shark Tank: Impulsionando Criatividade e Inovação por meio da prototipação de aplicativos nas etapas online e presencial do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância (CIET: Horizonte 2024), entre os dias 4 e 14 de julho de 2024. O evento, que nesta edição teve como frase norteadora Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital, reuniu educadores, pesquisadores e estudantes para discutir o uso inovador das tecnologias na educação.

O artigo apresentado relata a experiência de implementar o projeto Shark Tank no curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática. O projeto, inspirado no famoso programa de televisão Shark Tank, desafia os alunos a desenvolverem ideias para aplicativos inovadores e a prototipá-los utilizando ferramentas digitais. A docente destaca que participar do CIET: Horizonte 2024 “foi uma experiência muito enriquecedora. “Além da oportunidade de compartilhar nosso projeto com os pares e conhecer outras iniciativas muito interessantes de uso da tecnologia digital no processo de aprendizagem, também foi possível acompanhar as novidades sobre Tecnologias na Educação e Educação a Distância e temas atuais como Inteligência Artificial Generativa e seus impactos no processo educativo”.

O projeto Shark Tank

O projeto Shark Tank demonstra como a utilização criativa das tecnologias digitais pode impulsionar a aprendizagem crítica e criativa dos alunos. A experiência de implementação deste projeto serve como inspiração para outros educadores que buscam inovar em suas práticas pedagógicas e preparar os alunos para os desafios do mundo digital. Para a professora Cheila Bombana, o projeto contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades técnicas e competências pessoais dos alunos. “No âmbito técnico, os alunos aprimoram seus conhecimentos nas áreas de Administração, Empreendedorismo e Tecnologia da Informação. Já em relação às competências pessoais, o projeto estimula o desenvolvimento de competências como criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico”, pontua.

Segundo a professora Patrícia Nascimento da Silva, responsável pela disciplina de Projeto Integrador III, onde grande parte do desenvolvimento dos trabalhos acontece, o Shark Tank é a “cereja do bolo no curso e movimenta todos os estudantes de todas as turmas. A expectativa de mudar de papel a cada ano faz com que o senso crítico das turmas se aprimore, visto que, no ano seguinte eles serão os implementadores da etapa onde foram os avaliadores no ano anterior, fazendo com que busquem sempre desenvolver algo melhor, seja nos protótipos do 3º ano ou na organização feita pelo 2º ano. Para chegar no momento da apresentação dos trabalhos, no palco, para todo o curso, existe uma etapa da de oratória que é desafiadora para os estudantes, desde o 1º ano do curso, e isso também leva-os a um patamar diferenciado na carreira que escolhem seguir após o ensino médio. O exercício de saber receber uma crítica do trabalho e não levá-la para o lado pessoal é  muito benéfico e os prepara para o mercado de trabalho”.

Para ter acesso ao artigo, clique aqui.