Início do conteúdo

Professora de artes do Campus expõe em Camaquã


No domingo, 24 de agosto de 2025, foi inaugurada a exposição ‘Nós e nossos nós’, que reúne a investigação artística da professora de artes do Campus sertão, Lilian Cordeiro e das professoras Andressa Argenta (IFRS – Bento Gonçalves), Angélica Neuscharank (IFSUL – Sapiranga), Catiuscia Dotto (IFSUL – Camaquã) e Janaina Schvambach (IFSUL – Lajeado). A exposição acontece no Museu Municipal Alzirio Becker, na cidade de Camaquã/RS. Lilian explica que, através da metáfora do nó, como elemento que amarra, mas também que prende, as artistas entrelaçam suas experiências sobre o universo feminino, vivências, preconceitos, angústias e desejos, utilizando-se  de fotografias, bordados, instalações, videoarte, pintura e desenhos.

A exposição vem sendo elaborada por meio do projeto de extensão registrado pelas professoras-artistas desde 2023, quando estiveram reunidas no Encontro Nacional dos Professores de Arte dos IFs. Conforme Lilian, naquele momento as professoras perceberam que viviam experiências docentes semelhantes, da mesma forma que suas produções artísticas estavam esquecidas em função das diversas atividades que exerciam/exercem enquanto professoras. “Rotinas pedagógicas, burocráticas e a falta de trocas com pares da área dentro dos campi contribuem para certo esquecimento da produção em Arte como pesquisa científica. Nesse sentido, a exposição pretende reafirmar a Arte como área de conhecimento e consolidar seu espaço dentro das instituições de EBTT”, pontua Lilian. A professora Janaina Schvambach comenta que “vivemos a realidade de ser professoras de arte nos Institutos Federais, sendo, muitas vezes, as únicas da área na Instituição. Além desta questão, nos encontramos longe do nosso território familiar, exigindo deslocamentos para voltar ao ninho.”

A exposição é a primeira das diversas ações planejadas para 2025 e 2026. Fica aberta ao público de Camaquã até dia 15/09 e logo depois, seguirá sua itinerância, sendo apresentada no Campus Campina Grande do IFPB durante o IX Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais.

Fim do conteúdo