Professora apresenta trabalho acadêmico sobre atividade realizada no curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados

Durante o V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc), realizado de 10 a 13 de setembro em Criciúma (SC) a professora do Campus Cheila Bombana expôs uma análise de práticas aplicadas no curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, na disciplina Cultura Digital, Mídias e Educação, nas quais as alunos utilizaram recursos digitais inovadores.

No evento, a docente apresentou o artigo Capacitação Docente para Inovação Pedagógica na EPT: Explorando Tecnologias Digitais e Metodologias, cuja pesquisa parte do Grupo Temático Concepções, políticas e práticas de formação de professores, e investiga a importância da capacitação docente para a utilização de tecnologias digitais como mediadoras de aulas mais interativas e engajadoras.

De acordo com o estudo desenvolvido por Cheila, “os resultados corroboram a importância do preparo adequado dos professores para a efetiva integração das tecnologias digitais nas práticas educacionais”. A docente observa, ainda, que a Educação Profissional e Tecnológica encontra nas tecnologias digitais um aliado fundamental para formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos.

O V-Ibero Unesc teve como temática central Vidas em Risco e Crise Climática e, segundo Cheila, destacou a importância da educação na conscientização sobre os eventos climáticos e na promoção de atitudes e ações preventivas. “A formação docente para lidar com questões ambientais emergentes é essencial para preparar os alunos a enfrentarem os desafios globais com responsabilidade e inovação”, avalia.